Cidades

Movimento Antifa anuncia concentração em Goiânia

Grupo intitulado de Frente Antifascista de Goiânia anuncia concentração na Praça Cívica no próximo domingo.

diario da manha
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (01), em um perfil na rede social Instagram com nome de Antifa Goiânia foi publicado a convocação para uma manifestação no próximo domingo dia 07 de junho na Praça Cívica, localizada no Setor Central de Goiânia. De acordo com a publicação o encontro está previsto para as 15h.

Foto: Reprodução

Antifa é uma abreviação de antifascista, o movimento de extrema esquerda surgiu na década de 1930, na Alemanha como forma de combate ao nazismo. O movimento tem se evidenciado nos últimos dias nos EUA, o presidente americano Donald Trump afirmou que iria declará-lo como uma organização terrorista.

Nas palavras de Trump “violência e vandalismo estão sendo liderados por Antifa e outros grupos radicais de esquerda que estão aterrorizando inocentes, destruindo empregos, prejudicando empresas e incendiando prédios”.

O grupo que não possui uma liderança definida declara oposição ao racismo e sexismo, seus integrantes costumam se vestir de preto. Os ativistas do movimento anticapitalista utilizam táticas semelhantes às do movimento anarquista apesar de não almejar participar de eleições ou ter influência na aprovação de leis.

Brasil

A publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que designaria a Antifa como uma organização terrorista foi compartilhada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) em sua rede social Twitter nesta segunda-feira (01).

Bolsonaro a publicou junto com imagens da CNN expondo sua participação em um ato pró-governo nesta manhã em Brasília. As manifestações de cunho antidemocrático pediam a intervenção militar e a intervenção no Supremo Tribunal Federal (STF). Confira o Tweet do presidente:

Foto: Reprodução / Twitter

Comentários