Home / Cidades

CIDADES

Iris viabiliza reabertura de novas categorias do comércio em Goiânia

O secretário municipal de Governo, Paulo Ortegal publicou nas redes sociais que um novo decreto expedido pela prefeitura que flexibilizará novas categorias do comércio será anunciado até o final dessa semana. A informação foi transmitida no perfil da redes sociais da Prefeitura na última terça-feira (16).

“Ainda nesta semana, já por decisão do prefeito Iris, nós estamos encaminhando ao gabinete de crise um processo de flexibilização seguindo tanto o que nos solicitou a Secretaria Municipal de Saúde para estipular esses 15 dias, entretanto os interesses da população que aguarda essa carência de passagem desses 15 dias para que a prefeitura possa se pronunciar, e expor seu parecer. Nós vamos nos reunir, até o final da semana, para divulgar a liberação desse decreto que conta com medidas de flexibilizações de algumas categorias”, reiterou Ortegal.

Em maio, a prefeitura já decorria com a liberação da reabertura das atividades econômicas de imobiliárias, mercados municipais e treinos dos times de futebol estruturados na região metropolitana de Goiânia. Para a pasta desta semana, o secretário não especificou as divisões de ramos que serão envolvidos pela flexibilização, e que seguirá feito gradualmente de acordo com as projeções de casos de contaminação que pode ocorrer em cada setor. “Isso tudo é elaborado fundamentado em dados para que se houver um equivoco, a gente posso corrigir, sem grandes danos para população. O objetivo é não cometer erros" explicou.”

Na ocasião, o prefeito Iris Rezende considerou as demandas do novo decreto e afirmou que o cenário de disseminação do vírus já está sob controle. “Estamos avaliando, com muita cautela, sem ações precipitadas, mas desejamos desde já assinar o decreto que impõe a abertura de segmentos, até que as circunstâncias ofereçam uma possibilidade para que todas as instituições comerciais, administrativas possam voltar a funcionar.

Com a força de empenho que o poder público aplica nas políticas de enfrentamento a esse vírus que, veio a tona sem aviso prévio, totalmente desconhecido pela ciência, mas já está contido, as pessoas já se adaptaram e estão colaborando para que a doença não e espalhe, usando máscara, saindo de casa dó para executar atividades de extrema necessidade, evitando aglomerações. Penso que em um espaço de tempo curto a própria população já terá combatendo e neutralizando, parando essa crise de saúde sanitária que colocou o mundo em alerta" completou.

Durante a entrevista, Paulo Ortegal advertiu a proposta do projeto do decreto legislativo da Câmara Municipal para retomada momentânea do comércio na capital. O documento foi apresentado por cinco vereadores para impedir o decreto de restrições determinado pela prefeitura.

Feriados

Segundo informações da Sagres Ortegal, disse que a antecipação de feriados como o dia 12 e 24 de outubro, que chegou a ser pautada no último dia 5 de junho em consequência da pandemia, foi suspensa. “Não vamos antecipar os feriados. Vamos respeitar normalmente o calendário civil natural do exercício de 2020”, concluiu.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias