Home / Cidades

CIDADES

"Golpe do Motoboy" faz idosos como vítimas, em Goiânia

Operação Card Seeking cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária contra suspeitos de praticar golpe chamado de "Golpe do Motoboy" ou "Golpe do Cartão Clonado", na última segunda-feira (15). Segundo a Polícia Civil, este golpe tem aumentado durante a pandemia do coronavírus.

Durante a prática, uma engenharia social leva a vítima, normalmente idosa e por meio de ligação telefônica, a acreditar que seu cartão bancário foi clonado. Esta mesma pessoa, que se passa por funcionário da instituição financeira, a influencia fornecer os dados do cartão, inclusive a senha.

Em seguida, esta pessoa afirma que o cartão precisa ser suspenso ou encaminhado até a polícia e faz com que a vítima entregue a alguém que irá buscá-lo, em nome do banco. Este serviço é feito por qualquer "Motoboy" contratado que nem sempre sabe que está participando de um golpe.

O policiais civis apreenderam documentos, um jet ski, uma camionete, 12 maquinetas de cartão utilizadas no golpe, produtos adquiridos com cartão de crédito de terceiros. Além de joias e garrafas de bebidas avaliadas em mais de R$ 2 mil a unidade.

A polícia segue com as investigações, várias vítimas foram encontradas e a equipe busca identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso que tem atuado contra idosos de Goiânia. Por circunstância da operação, duas pessoas foram autuadas em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias