Home / Cidades

CIDADES

Caiado prepara reabertura de hospital de Itumbiara

A entrega da reforma do Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara, está prevista para o final deste mês.

O Governo de Goiás assumiu a gestão após a justiça ordenar sua estadualização. Assim como a maioria dos municípios do Estado, a saúde estava abandonada em Itumbiara, município que enfrenta dificuldades de desenvolvimento nos últimas duas décadas.

O governador Ronaldo Caiado determinou a reforma do espaço e reestruturação do hospital.

As obras entraram na reta final, com previsão de entrega no dia 29 de junho.

A unidade atenderá a macroregião Centro Sudoeste, composta por uma população de cerca de 1,3 milhão de pessoas.

O governador Ronaldo Caiado de afirma que regionalizar a saúde em Goiás deve ser a meta do sistema de saúde goiano nos próximos anos. “Nós, Graças a Deus, conseguimos um trabalho enorme. Com apoio da Assembleia Legislativa, de nossos deputados estaduais; e também da bancada de deputados federais, conseguimos avançar naquilo que mais precisávamos: reestruturar a rede de Saúde no Estado de Goiás, que nunca teve a condição de atender as pessoas necessitadas, de outra maneira que não fosse deslocá-las de ambulância para Goiânia”, pontua Caiado.

O hospital terá 200 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves e 170 de leitos clínicos, em enfermaria.

Durante a pandemia, a unidade servirá como hospital de campanha para receber pacientes da Covid-19. Depois terá um perfil ampliado com mais especialidades.

“Graças ao apoio da sociedade, das lideranças políticas, criamos algo que dificilmente outro Estado conseguiu. Em tão rápido espaço de tempo, estruturar a rede de Saúde; não apenas com ambulância, mas com estrutura médica e todo instrumental necessário para dar as pessoas medicina de qualidade, como se estivessem na capital do Estado. Isso se chama dignidade”, reitera Caiado.

Histórico
Com a obra chegando ao final, houve pedido para a unidade ser assumida pela gestão municipal. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) deu parecer desfavorável à solicitação da Prefeitura de Itumbiara para cessão temporária do imóvel destinado à instalação do Hospital São Marcos. A gestão municipal, inclusive, possui uma dívida de mais de R$ 4 milhões com a unidade.

Por meio de decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Itumbiara, o Estado de Goiás obteve a reversão do imóvel doado ao Hospital São Marcos e todas as suas acessões, benfeitorias e mobiliário da atividade hospitalar, com a concessão da imissão provisória da posse.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias