Home / Cidades

CIDADES

Técnica de enfermagem morre dentro de UPA no DF

Na madrugada desta sexta-feira (29), no Distrito Federal uma técnica de enfermagem de 43 anos foi encontrada morta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. A causa ainda não foi divulgada.

O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE), Newton Batista, disse ao DM que a profissional foi encontrada sem vida dentro do banheiro da unidade de saúde localizada no Núcleo Bandeirante. De acordo com ele a causa da morte já está sendo investigada.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES) confirmou a morte da técnica de enfermagem por meio de uma nota de pesar. No documento a entidade afirma que se solidariza com os familiares e amigos pela perda da profissional.

Indenização à familiares de profissionais de saúde vítimas da Covid-19

Na quinta-feira da última semana (21), foi aprovado um Projeto de Lei 1826/20, que prevê o pagamento de R$ 50 mil aos profissionais e trabalhadores de saúde que estão permanentemente incapazes ou em situação de falecimento por motivo de contaminação pela Covid-19. 

De acordo com informações divulgadas pelo Sindate, serão atendidos também, os casos em que os agentes comunitários de saúde ou de combate a endemias, tenham feito visitas em domicílios no período da pandemia; aos profissões de nível superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Saúde; os profissionais, de nível técnico ou auxiliar, ligados às áreas de saúde.

A indenização poderá ser autorizada mesmo que a Covid-19 não seja a principal causa da morte ou em situações de comorbidades.  A concessão da indenização estará sujeita à avaliação feita por uma perícia médica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias