Home / Cidades

CIDADES

Jubileu de 180 da Romaria do Divino será online, sem presença de fiéis

Nesta sexta-feira (15), após reunião com o reitor do Santuário Basílica, padre Robson Oliveira, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, o secretário de Comunicação, Gustavo Queiroz e representantes da Igreja Católica e do Governo de Goiás, foi anunciado que o Jubileu de 180 anos da Romaria do Divino Pai Eterno acontecerá sem a presença dos fiéis, pelos meios de comunicação.

A data prevista permanece a mesma, com início em 26 de junho e término em 05 de julho, entretanto os romeiros e fiéis somente poderão acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais. A decisão de acordo com o prefeito Jânio Darrot foi a melhor alternativa, “acreditamos que essa foi a melhor alternativa para manter conectados milhões de romeiros”.

Pandemia

Na ocasião também estavam presentes representantes das forças de Segurança Pública e os participantes da reunião concordaram em suspender a peregrinação e as celebrações como forma de garantir a segurança à saúde dos fiéis e dos moradores da cidade. Em virtude da pandemia do coronavírus a orientação dos órgãos de saúde é de que se evitem aglomerações.

“O combate ao coronavírus impõe como medida essencial evitar aglomerações para não permitir a propagação da doença, mas podemos manifestar a nossa fé de onde estivermos”, afirma o gestor do município e acrescenta, “a devoção que irradia de Trindade é muito forte e todos vamos nos unir em preces, graça e comunhão para que todo esse mal seja superado”.

A Romaria que é o segundo maior evento religioso do país será transmitida através da TV, rádio e Internet. A devoção ao Divino pai Eterno completa em 2020 o Jubileu de 180 anos de sua origem. Em 2019 o evento contou com a participação de 3,2 milhões de pessoas e tem grande impacto econômico na região.

A programação do evento ainda não foi divulgada pelos organizadores que informaram que se reunirão nos próximos dias para decidir os detalhes de como se dará a realização da festa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias