Home / Cidades

CIDADES

Golpe promete kit para realizar teste de Covid-19 em casa

Criminosos utilizam a internet para praticar estelionato com a tentativa de colocar em prática um golpe que oferece um Kit de testagem para Covid-19 através da plataforma do Mercado Livre, site usado por pessoas físicas para realizar vendas. O produto que é oferecido promete de forma enganosa testes rápidos para coronavírus que podem ser feitos em casa.

Pessoas que tentaram efetivar a compra no site identificaram que o anúncio era um golpe. Nos comentários, internautas que tentaram efetuar a compra dizem que pagaram o boleto, porém, reclamaram por não ter recebido o Kit, que por detalhe a venda online é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência não permite que o teste seja feito pelo paciente em casa sem a inspeção de profissional de saúde

No último final de semana ainda permaneciam dois anúncios da categoria em atividade na plataforma. De acordo com o Mercado Livre, já foram afastados 125 vendedores com propostas semelhantes e 58 mil propagandas duvidosas de produtos que "prometiam e asseguravam a cura do coronavírus".

Os testes rápidos em farmácias foram autorizados pela agência na semana passada. Ao UOL, a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias) declara não ter conhecimento da comercialização destes produtos, mas esclarece que o procedimento não é válido. "É ilícito, a venda" afirmou o presidente Sergio Mena Barreto.

Anvisa só libera teste em farmácia, laboratório e hospital.

*Com informações do UOL

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias