Home / Cidades

CIDADES

Apoio psicológico aos guerreiros

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA) reativou um serviço de assistência psicológica para os colaboradores no hospital. As sessões de “roda de conversa” com a psicóloga Maria Vanessa Martins da Silva acontecerão às quartas-feiras no pátio interno da unidade e é uma iniciativa da direção do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), instituição gestora do HEJA e outros hospitais.

De acordo com Maria Vanessa a “roda de conversa” como apoio psicológico já havia acontecido em outras edições, mas que foi retomada agora como estratégia para fortalecer as equipes nesse instante de enfrentamento ao Covid-19. “Tivemos uma participação surpreendente na segunda-feira e nessa quarta-feira já ampliamos o grupo para melhor atender os colaboradores interessados”, explica.

O objetivo é ouvir as angústias dos trabalhadores da saúde em um momento de crise como esse de uma pandemia e abordar da melhor maneira possível a possibilidade de dar mais ânimo e fortalecimento psicológico para os colaboradores.

O projeto é dar atendimento todas as quartas-feira para os colaboradores interessados e cobrir os três turnos de trabalho. “Tivemos uma participação de 17 pessoas no primeiro dia e hoje esse número já se ampliou, sendo necessário fazermos em três grupos distintos para aumentar o espaçamento entre os participantes”.

Maria Vanessa comenta que a experiência está muito positiva, principalmente em virtude da procura dos trabalhadores. “Estamos vivendo um momento histórico e a troca de experiência está sendo muito boa no sentido da interação e metodologias diferenciadas como técnica de respiração e exercícios que aumentam o foco e a atenção”, comenta.

Para a superintendente-executiva do IBGH, Lázara Mundin, a instituição tem repetido em todas as unidades essas experiências bem sucedidas e que fazem o maior sucesso nos hospitais. “Precisamos dar condições de equilíbrio emocional e psicológico para todos em um momento de grave crise como esse que estamos vivendo”, finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias