Home / Cidades

CIDADES

Um comandante incentiva sua tropa

Por Hélmiton Prateado

O secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, divulgou uma carta aberta aos trabalhadores da saúde incentivando-os a se manterem firmes no seu desiderato de combater a pandemia que se dissemina e ceifa vidas. Médico e ex-oficial da Marinha ele se esmerou em reconhecer o valor e a forma abnegada com que seus colegas trabalhadores da saúde encaram os desafios e superam dificuldades.

Falou do sacrifício que diariamente empregam em suas carreiras e usou de bom humor ao lembrar que se cotizam para dividir pizza, marmitas e um bolo diferente para dar um pouco de alegria ao front em que todos estão empenhados. Como um bom comandante o ex-oficial eleva o moral da tropa revivendo o bordão “para o alto e avante”.

Confira a carta na íntegra:

“A todos os meus colegas, trabalhadores da saúde de todas as profissões, que levantam cedo, comem rápido - às vezes não comem -, dormem tarde - às vezes não dormem, viram noites, escoram nas poltronas aqui e ali, se cobrem com um lençol curto, às vezes fino, cotizam pizza e refrigerante, dividem marmita e um bolo diferente trazido de casa, tomam infinitos cafezinhos quentes, frios, fortes, ralos.

A todos os meus colegas que deixam suas famílias, pai, mãe, filhos, netos, esposo, esposa, namorado, namorada, noivo, noiva esperando em casa um dia, dois dias, semanas. Àqueles que cobrem plantão em cima da hora, suspendem férias para compor escalas, correm de um plantão para outro em outro hospital.

A todos os meus colegas da saúde que, mesmo exaustos, ainda conseguem dar um sorriso para o paciente, para um familiar, fazem um gesto de carinho, colam cartazes na cabeceira do leito, no pé da cama, e dizem que vai dar tudo certo, muitas vezes tendo na sua própria vida quase nenhum motivo para sorrir, porque está quase tudo errado em casa, na vida, nas finanças, nos relacionamentos interpessoais, na própria saúde.

A todos os meus colegas da saúde que são criativos, espirituosos, doces, engraçados, por vezes mal-humorados, ainda assim engraçados e doces. Que dão carona, que dão afeto, que dão a mão de alma inteira e coração partido. A todos os meus colegas da saúde, que em meio à crise, se superam, em meio à pandemia, se reinventam, e lutam com técnica, força, foco e fé.

A todos os meus colegas da saúde, guerreiros, batalhadores, heróis, os verdadeiros heróis. Heróis da vida, pela vida, com a vida. Que continuemos firmes em mais essa batalha, batalha dura - de fato-, frente a um inimigo invisível, traiçoeiro, maldoso, avassalador. Recebam o meu abraço fraterno, forte, cordial, grato, animado e confiante.
Sou só todo reconhecimento, e sou eterna gratidão.
Para o alto e avante!
Ismael Alexandrino
Médico e Secretário Estadual de Saúde de Goiás”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias