Home / Cidades

CIDADES

Lojistas da 44 pedem reabertura apresentando plano de medidas

Lojistas da região da 44 solicitaram à Prefeitura de Goiânia na última terça-feira (21) a reabertura das lojas, atendendo a um plano de medidas de segurança. Por outro lado, alguns lojistas estão inseguros quanto a falta de compradores de outros estados e cidades que possa não alcançar um número mínimo de vendas para cobrir com os custos.

Entre as medidas de seguranças que foram apresentadas por eles estão o uso de equipamentos de proteção (EPIs), lavagem de todas as ruas, desinfecção diária de toda a região, pintura dos meios-fios, proibição de vinda de excursões de compradores de outras regiões até meados de maio, além da criação de um selo que identificará as lojas que cumprirem todas as normas.

Segundo o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Jairo Gomes, a prefeitura prometeu que iria analisar as propostas até neste domingo. Serão encaminhadas ao Comitê de Crise do município que se reúne na segunda-feira (27). Se for aprovada, Jairo acredita que possibilitará 30% de compradores até que possa liberar a vinda dos compradores de outras regiões.

Iris Rezende se mostrou sensível à reabertura

Jairo acredita ainda que as lojas se prepararam para uma reabertura com segurança seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, ele afirmou que o prefeito Iris Rezende apresentou sensibilidade à situação e reconheceu que algo deve ser feito.

Aqueles que deixarem de cumprir as normas podem perder o selo sanitário e ter as portas fechadas novamente, segundo Jairo. É recomendado que todos aguardem as decisões do governo e não tentem abrir irregularmente pois isso pode gerar penalidades, como multas.

No entanto, alguns lojistas se manifestaram contra a reabertura devido a falta dos compradores de fora e o custo dos alugueis. Porém, o presidente da AER44 garantiu que os empreendedores estão abertos para negociações. Com 103 shoppings e galerias, 35 hotéis e 14.760 lojas, a região da 44 movimenta cerca de R$ 720 milhões mensais.

A Secretaria do Desenvolvimento da Prefeitura de Goiânia informa que as propostas serão analisadas para gerir o combate ao covid-19, pois a prefeitura segue as determinações do Decreto 9.653 do governo estadual que preserva a saúde e serviços essenciais.

*Com informações do O Popular

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias