Home / Cidades

CIDADES

Imagens de satélite sugerem presença de líder norte- coreano em casa de veraneio

Segundo especialistas que monitoram o regime da Coreia do Norte, imagens captadas por satélite evidenciam uma movimentação de barcos de luxo, usados com frequência pelo líder da nação comunista, Kim Yong- um, e sua comitiva, perto de Wonsan. Essas imagens podem ser comprovações da sua presença na instância litorânea.

As especulações sobre a saúde e localização do ditador começaram depois de sua ausência inédita das comemorações de 15 de abril, aniversário de seu avô e fundador do país, Kim II- sung. Na terça-feira, o site de monitoramento NK PRO relatou que imagens de satélite comerciais mostraram que barcos usados frequentemente por Kim realizavam movimentos em padrões que levam a crer que ele ou séquito podem estar na área de Wonsan.

O relato veio após uma reportagem da semana passada de um projeto de monitoramento sediado nos Estados Unidos, o 38 North, que sustentou que imagens de satélite revelaram o que se acredita ser o trem pessoal de Kim, estacionado em uma estação reservada para seu uso exclusivo, na casa de verão Wonsan.

Revelações

De acordo com autoridades da Coréia do Sul e dos EUA, pode ser admissível que Kim esteja no local, possivelmente para evitar se expor ao novo coronavírus, e expressam ceticismo com as reportagens segundo a qual ele tem alguma doença grave. Eles sustentaram, porém, que a saúde e localização de Kim são guardados em sigilo, e que é difícil obter informações confiáveis na Coreia do Norte.

A última vez que a imprensa oficial da nação noticiou o paradeiro de seu líder, foi quando ele presidiu uma reunião, em 11 de abril, mas tem havido reportagens quase diárias ressaltando suas cartas e mensagens diplomáticas.

*Com informações do Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias