Home / Cidades

CIDADES

HEJA capacita servidores

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA) promoveu um ciclo de capacitação para colaboradores sobre “atuação da enfermagem na hemotransfusão”, visando aprimoramento profissional dos profissionais e melhor atendimento na unidade. A capacitação foi ministrada pelo biomédico Henrique da Silva Sousa e teve como público prioritário profissionais de enfermagem.

A unidade de Jaraguá atende pacientes da cidade e de toda a Região do Vale do São Patrício e é gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), uma Organização Social que faz a gestão de outras unidades em Goiás e Amapá. Para a direção do hospital o importante é manter um programa continuado de capacitação profissional para que isso se traduza em melhor atendimento para a população.

“Tratamos principalmente da atuação da enfermagem nesse procedimento, abordando desde a legislação que regula esses serviços, bem como o ato transfusional e suas etapas, a pré transfusional e a etapa posterior. Abordamos com os profissionais sobre um assunto muito importante que são as reações imediatas em um processo de hemotransfusão e o que se sucede nessa sequência”, explicou.

A padronização e uniformização de ações nesse tipo de procedimento em uma unidade é fator de grande importância, segundo o biomédico. “Precisamos garantir que todos sigam em uma mesma direção nos procedimentos visando a melhor eficácia e maior resultado”.

Para o diretor-geral do HEJA, André Franco Ribeiro, a capacitação continuada é meta da administração e que outras áreas vão receber a mesma atenção. “Nossos profissionais precisam ter um grau de excelência nos serviços para podermos entregar a melhor saúde para nossa população”, frisa. Foram 16 participantes do ciclo de capacitação e todos elogiaram a exposição do profissional.

A enfermeira Jaqueline Braga, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar também ministrou treinamento sobre paramentação nos procedimentos de enfrentamento ao Covid-19.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias