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Goiás libera o funcionamento das feiras com restrições

diario da manha

O funcionamento de feiras livres de hortifrutigranjeiros foi liberado em um decreto do Governo de Goiás, em meio às limitações a outros setores pelo coronavírus. Mas há várias regras de higienização e contenção de aglomerações que precisam ser obedecidas.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) estipulou que as áreas de alimentação não podem funcionar. Não é permitido oferecer mesas e consumir produtos no local. A compra deve ser feita no sistema “drive thru”, onde os clientes, um a um, compram, pegam seu pacote e saem.

Para o funcionamento das feiras, também é recomendado para os feirantes que fazem parte dos grupos de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas, além de quem apresentar sintomas da gripe não frequentarem as feiras.

Para a logística, os veículos que transportam os alimentos estão sendo higienizados com álcool 70%.

Confira as regras para funcionamento das feiras:

  • Alternar os dias de funcionamento das feiras livres nos municípios, realizando-se em diferentes dias da semana evitando aglomerações
  • Escolher a venda em ambientes amplos e arejados
  • Optar pelo sistema de delivery ou drive-thru
  • Para levar a produção até a feira, manter as janelas do veículo abertas para circulação de ar
  • Higienizar balcões, balanças e demais utensílios com solução desinfetante adequado (hipoclorito de sódio 1%)
  • Oferecer um local para lavagem das mãos, com água limpa e corrente, sabão líquido e papel descartável
  • Utilizar faixas ou fitas, indicando distanciamento seguro entre barracas de no mínimo um 1,5 m. Os clientes devem ficar a 1 m dos feirantes e dos alimentos
  • Aos clientes, respeitar a limitação de distância segura entre consumidor e feirantes
  • Evitar aglomeração nas feiras organizando o fluxo de pessoas durante o funcionamento
  • Dividir as funções no momento da venda, sendo que uma só pessoa deve ficar responsável pela cobrança e higienizar as mãos após manusear dinheiro
  • Não fazer propagandas verbais dos produtos e evitar conversar próximo a eles
  • Colar cartazes explicativos em suas bancas, para que o consumidor também se conscientize sobre as boas práticas

*Com informações do G1

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