Home / Cidades

CIDADES

Estabelecimentos que desobedecerem determinações contra a Covid-19 podem ser multados em até 75 mil

Inícia nesta terça-feira (28), uma nova fase de fiscalização pela Vigilância Sanitária de Goiânia, para constatar se os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo seguidos. Estabelecimentos que descumprirem as normas previstas no decreto estadual poderão ser multados.

Segundo o órgão, o valor da multa vai de R$ 4,8 mil a R$ 75 mil. A quantia vai depender do item que está em desacordo com o decreto, podendo ser leve, médio ou de alto risco.

O decreto

A partir desta semana, agentes começam a visitar estabelecimentos orientando os profissionais de atividades essenciais, como farmácias e supermercados, e também de setores que passaram a funcionar com a flexibilização do decreto. Os protocolos foram previstos no decreto estadual 9.653, que dispõe sobre a situação de emergência na saúde pública de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus.

O decreto estabeleceu uma série de protocolos e normas a serem obedecidos pelos estabelecimentos comerciais, que estão autorizados a funcionar. Segundo a secretaria, a fiscalização será por região ou distrito sanitário e em locais que estão sob a guarda da vigilância em quatro grandes áreas: alimentação, educação, saúde e produtos químicos e farmacêuticos. Assim, devem ser vistoriados locais como restaurantes, que operam em sistema drive- thru, clínicas, supermercados, padarias e pet shops.

Quais as medidas de segurança

- Acesso de funcionários, consumidores e usuários apenas com máscaras de proteção facial;

- Disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos;

- Disponibilização de locais para lavagem adequada das mãos;

- Distanciamento de 2 metros seja de funcionários ou usuários;

- Permanência de uma pessoa a cada 12 m do comércio.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias