Home / Cidades

CIDADES

Com possível flexibilização Bares e restaurantes não vão abrir em Goiás

O decreto que mantém algumas áreas do comércio fechado em Goiás vale até amanhã, o novo deve ser divulgado na próxima segunda-feira (20/4) e a expectativa é que ele traga uma flexibilização nas regras de isolamento social, no entanto mesmo que esse relaxamento das normas ocorra, bares e restaurantes não irão abrir as portas segundo determinou a Associação de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO).

O presidente da Abrasel-GO, Fernando Jorge, explicou por meio de nota enviada à imprensa, que o "inimigo é invisível e desconhecido", e por essa razão a reabertura vai ocorrer apenas de forma coordenada e com muita responsabilidade com os colaboradores, clientes e a sociedade goiana.

Conforme a associação, as possíveis exigências que poderão constar no novo decreto, não vão permitir que todos os bares e restaurantes abram as portas. A Abrasel explica que apenas na capital são mais de 12 mil estabelecimentos.

Decreto deve permitir a reabertura de bares e restaurantes mas com funcionamento de apenas 50%

Segundo as informações divulgadas, as novas normas que irão constar no decreto do governo estadual, vai determinar a reabertura, mas os estabelecimentos irão funcionar com apenas 50% da capacidade e com distância de dois metros entre as mesas e um metro entre as pessoas, além de proibir o self-service e o buffet.

Fernando Jorge lembrou que os municípios de Curitiba e Vitória não determinaram a quarentena para os restaurantes, e ainda sim funcionam com uma queda de até 90% no movimento, em função da preocupação da população com o avanço da infecção viral, causada pelo coronavírus.

O presidente da Abrasel-GO afirmou ainda que os empresários do segmento estão amparados pelo governo federal, com o pagamento dos salários dos funcionários por pelos menos 60 dias, mas ao reabrir os estabelecimentos, irão perder o benefício dado por meio da medida provisória.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias