Home / Cidades

CIDADES

Campanha de doação de sangue é iniciada em condomínios

Hemocentro inicia nesta segunda-feira (27) uma campanha de doação de sangue que pode chegar até em condomínios horizontais e verticais em Goiânia. Devido os baixos estoques de sangue desde o começo da pandemia do covid-19, a unidade móvel da entidade pode ir até nos condomínios caso os síndicos apresentarem que, no mínimo, 60 moradores irão participar da ação.

A diretora geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denise Goulart, afirmou que a sugestão de ir até o doador é para evitar o descolamento de pessoas durante o período de quarentena. Por dia, um unidade móvel do Hemocentro, com equipamentos e profissionais irá atender um condomínio.

Para participar da campanha é necessário que o local tenha espaço para montagem da estrutura. O serviço pode ser solicitado por meio do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101.

É evidenciado por Goulart ainda que o procedimento é seguro e não há qualquer sinal de risco de se contagiar com covid-19 por meio da doação de sangue. A diretora afirma que os profissionais e equipamentos seguem as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo ela, a unidade oferece álcool gel, todos os materiais são descartáveis e o ambiente é limpo. Goulart recomenda que os doadores fiquem de máscara.

A finalidade da campanha é repor o estoque de sangue, que desde o início da quarentena registrou queda de 18% nas doações. Em média, o Hemocentro recebe até 120 doadores por dia, porém, durante a pandemia, limitou para 60 pessoas.

Regras para doação de sangue

De acordo com o Hemocentro, para doar a pessoa deve estar saudável, apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 kg e idade entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima dos 60, ter realizado uma doação até essa idade.

Quem se vacinou contra a gripe deve esperar 48 horas para doar e quem tomou a vacina da febre amarela, 30 dias.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias