Home / Cidades

CIDADES

Três casos de coronavírus são confirmados em Goiás

Goiás acaba de confirmar três casos do novo coronavírus, dois deles em Goiânia e um em Rio Verde. O comunicado foi feito nesta tarde de quinta-feira (12) pelo Governador Ronaldo Caiado (DEM), em coletiva no auditório do Hospital do Ipasgo, no Parque Alcalanto, em Goiânia.

Os três pacientes infectados são mulheres que teriam contraído a doença em viagem pelo exterior. Uma delas, de 38 anos, voltou de viagem dos EUA e está em Goiânia. A outra tem 61 anos, está em Rio Verde e teria viajado recentemente para Espanha. Já a última, tem 31 anos, e estava em viagem pela Itália e está em Goiânia.

As três pacientes se encontram em quarentena, em suas respectivas casa, sem estado clínico grave. As pessoas próxima às pacientes serão monitoradas por 14 dias, afim de conter a dispersão da doença.

Ficará a cargo do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) a triagem de possíveis casos suspeitos e confirmados e decidir sobre uma quarentena domiciliar ou uma internação hospitalar.

Ações

O governo disse que já tem um plano de contingência pronto e que não há motivo para pânico. Contudo, a orientação é que as pessoas deixem de se cumprimentar com contato físico, como uma medida de segurança sanitária necessária.

Também foi decretada situação de emergência para tomar as ações necessárias sem a necessidade de licitação, como por exemplo, a compra de máscaras e aparelhos respiratórios. O governo indica o cancelamento de eventos com grande aglomeração em ambientes fechados e explica que esta é uma das medidas que o próprio estado irá tomar.

No momento ainda não há mudança na tabela do Campeonato Goiano de Futebol, contudo, segundo o secretario Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, os jogos ocorrerão sem a presença de torcida.

Medidas de proteção serão realizadas em locais públicos, como protocolo para a limpeza e desinfecção de ônibus do transporte coletivo, escritórios e locais de grandes aglomeração, como lojas e outros estabelecimentos comerciais.

O governo também vai promover uma distribuição intercalada da jornada dos servidores estaduais que utilizam o transporte coletivo. Cada secretaria e departamento vai localizar seus trabalhadores que utilizam ônibus e vão criar uma escala de 30 em 30 minutos, variando de entrada, para não haver aglomeração nos terminais.

Ronaldo Caiado destacou que a situação dos presídios terá uma atenção especial, que irá reforçar os protocolos de segurança e que cogita até mesmo suspender as visitas aos presos para evitar a facilitação de um possível contágio.

A princípio, as aulas estão mantidas.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias