Home / Cidades

CIDADES

João de Deus vai para prisão domiciliar

O médium João de Deus, de 77 anos, deve deixar a prisão nesta terça-feira. A juíza Rosângela Rodrigues dos Santos, da comarca de Abadiânia, concedeu prisão domiciliar após pedido da defesa. A decisão foi proferida na última quinta-feira, 26, e impôs a entrega do passaporte e uso da tornozeleira eletrônica.

João de Deus também não pode sair de Anápolis, onde tem casa, e deve comparecer em juízo todo mês. Ele também não pode frequentar a casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde mantinha um instituto e fazia consultas espirituais.

"Como se vê, embora esteja sendo acusado por fatos de extrema gravidade, o requerente é idoso, acometido por doenças graves, por isso inserido no denominado grupo de risco para infecção pelo coronavírus, principalmente diante das más condições da cela (paredes mofadas, insalubridade) propícia à disseminação da Covid-19", escreveu a juíza na decisão.

O advogado de defesa, Anderson Van Gualberto, disse que pediu o cumprimento da pena em casa em razão da idade avançada e dos problemas crônicos de saúde, como remissão de câncer, hipertensão e problemas de coração. A defesa diz que João de Deus segue no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, onde está detido há mais de um ano e aguarda a emissão do alvará de soltura.

Em janeiro deste ano, a mesma juíza condenou João de Deus a 40 anos de prisão em regime fechado por crimes sexuais. No ano passado, ele pegou 19 anos de prisão pelos mesmos crimes. João de Deus está preso desde o dia 16 de dezembro de 2018 no presídio de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias