Home / Cidades

CIDADES

A redenção do HEJA

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA), está vivendo uma nova e produtiva fase, desde que as lideranças políticas da cidade se uniram à direção da unidade para promover um realinhamento dos serviços de saúde prestados para a cidade e Região. O chefe de gabinete da Governadoria do Estado, Paulo Vítor e a direção do IBGH (Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar), Organização Social que faz a gestão do HEJA, juntaram as forças e traçaram nova estratégia para a unidade.

O diretor-técnico do hospital, André Franco Ribeiro, explica que nos dois últimos meses foi implementada uma feição totalmente diferenciada no HEJA que chamou a atenção de todos. “Estamos conseguindo realizar agora, com apoio do Governo de Goiás, muito mais do que tinha sido possível até então. Temos serviços de ginecologia e obstetrícia, cirurgias ortopédicas e ampliamos o atendimento à população de forma exponencial”, frisa.

Os partos normais e cesáreos que foram retomados no HEJA deram um colorido especial na unidade e fazem a alegria de todos. Mães, pais, familiares, visitantes todos se encantam com as crianças nascidas e bem cuidadas na unidade. Isso tudo aliado a uma busca de excelência no atendimento ambulatorial.

O médico Breno Leite é vereador em Jaraguá e também dá sua contribuição profissional no HEJA. Ele lembra que as melhorias vinham acontecendo de forma gradativa, mas que a população sentia uma necessidade de incremento no atendimento ao pronto socorro e nos serviços de média e alta complexidade, que um hospital como esse pode ser prestar. “Isso já vinhamos cobrando e com a entrada em cena de líders influentes isso se acelerou”. Breno Leite é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Jaraguá e frisa que com a cobrança mais efusiva desses líderes as mudanças aconteceram e houve uma “melhora significativa”.

Paulo Vítor e o assessor especial da Governadoria, Lineu Olímpio foram os protagonistas desse processo, lembra o vereador Breno Leite (DEM). “Essa nova frente de serviços do HEJA está provocando impactos positivos não só em Jaraguá, mas em toda a Região do Vale do São Patrício e isso é muito bom, além de ser um resgate de compromissos assumidos pelo governador”, assevera.

O pediatra Vítor Lafaiete está no HEJA desde dezembro. Morador de Goianésia há mais de 30 anos ele conta que foi para o hospital como uma experiência, mas que o que encontrou lhe agradou muito. “Temos uma nova forma de atender a população, mais humanizada e com profundo respeito aos profissionais. A população fica satisfeita e nosso trabalho é reconhecido. Estou gostando muito do que temos hoje e acredito que toda a população será bem servida, principalmente as pessoas mais carentes que nos procuram. Vamos em frente porque isso vai ficar ainda melhor”, finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias