Home / Cidades

CIDADES

Operação Carnaval 2020 do CBMGO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) não teve descanso nesse carnaval, atendendo mais de 2.742 ocorrências na Operação Carnaval 2020. O trabalho contou com reforço diário de 500 bombeiros em 100 postos avançados de monitoramento, além dos atendimentos realizados pelos quartéis operacionais.

O foco foi no trabalho educativo para sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. Todos os quartéis do estado, em especial das cidades turísticas, estiveram empenhados em garantir a segurança dos foliões durante todo feriado.

Foram realizados 1.228 ações preventivas como as medidas de segurança para práticas de esportes aquáticos, como o tradicional Rally Boia, de Jaraguá. Além do banho de cachoeiras e rios de cidades históricas como Pirenópolis e Corumbá, sem o risco de afogamentos, já que ficam mais perigosas nessa época de chuva, com o aumento de água e de correntezas.

Os bombeiros também atuaram em shows e eventos que ocorreram na capital do estado além de muitas cidades do interior.

Corpo de bombeiro fazendo campanha de prevenção no carnavalFoto: CBMGO

Resgates

Bombeiro Militar em trabalho no feriado de carnaval Foto: CBMGO

Na segunda-feira (24), em competição do Rally Boia, de Jaraguá, o CBMGO resgatou um rapaz que teria ficado preso no meio do rio. Com o uso de técnicas de salvamento aquático a vítima foi trazida pelos bombeiros até a margem do Rio das Almas com vida.

A competição trouxe atletas de três modalidades: caiaque, bote e boia e o Corpo de Bombeiros do estado acompanhou os sete quilômetros de prova, prevenindo acidentes, em especial afogamentos.

Outra operação foi o resgate de um jet ski pelos bombeiros de Quirinópolis, em São Simão, que havia virado e estava quase afundando. Como a embarcação já estava alagada, foi necessário arrastar o jet até a praia, não houve feridos.

Óbitos

Equipes de mergulhadores em resgate na Lagoa Grande, em Porangatu Foto: CBMGO

O CBMGO registrou 1.227 ocorrências de resgates, principalmente de afogamentos, que resultaram em cinco óbitos entre sexta-feira (21) e quarta-feira (26). Dentre eles, um rapaz que morreu afogado no Rio São Marcos, entre Catalão e Davinópolis, no domingo (23).

No mesmo dia mais outros dois homens morreram afogados, um em uma represa no Jardim Iracy, em Aruanã e a outra vítima na Lagoa Grande, em Porangatu. As equipes do Corpo de Bombeiros de cada região entraram em ação nas buscas.

Outra fatalidade foi a morte de um homem, de 32 anos, que se afogou no Lago Cana Brava, região do Buriti, em Minaçu, nesta segunda-feira (24). De acordo com testemunhas, a vítima se afogou ao saltar da balsa que liga Minaçu a Cavalcante. Equipes de Minaçu, com apoio de Goianésia, fizeram a busca pelo corpo. Mergulhadores encontraram a vítima a uma profundidade de 8 metros. O corpo ficou aos cuidados da Polícia Civil de Minaçu.

Comparativo

Foto: CBMGO

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) o número de ocorrências do ano passado para este ano aumentou para 229, de 2.513 em 2019 para 2.742 em 2020.

A estimativa de pessoas presentes em shows e eventos onde o CBMGO atuou também teve um amento em relação ao ano de 2019, de 470.528 para 546.386. E por fim, o número de óbitos por afogamento, que foram atendidos pelas equipes de mergulho, também aumentou de 4 para 5 em 2020.

Com missão de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade, o CBMGO avalia ter alcançado 700.761 pessoas durante os feriado de carnaval.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias