Home / Cidades

CIDADES

Hugo quer resgatar referência em transplante de órgãos

Profissionais da área médica do Hospital de Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participam, nesta semana, do curso para Capacitação do Diagnóstico de Morte Encefálica. O hospital, que já foi referência nacional em captação de órgãos, tem como missão imposta pela diretoria, reaver o título, perdido por administrações passadas.

“Nós estamos aqui para fazer o máximo pelos nossos pacientes, da forma mais humana, doando o máximo de nós, com empatia. Esta capacitação acontece justamente para que nossos profissionais sejam cada vez mais capacitados e atualizados quanto ao tratamento que evolua para uma possível doação de órgãos”, descreveu a diretora-geral do hospital, Dulce Xavier.

O curso é ministrado pela Gerência de Transplantes, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, e tem duração de 8 horas aulas. Ao todo, 24 profissionais médicos e enfermeiros participam das duas turmas, em dois períodos distintos.

São ministradas aulas sobre legislação, regulamentação, protocolos clínicos e de procedimentos, além de serem feitos treinamentos e atualizações de procedimentos. “Desde a comunicação aos familiares do paciente de início do Protocolo de Morte Cerebral, até informar sobre a opção de doarem órgãos, cada um no hospital tem o seu papel, e o primordial para que tudo ocorra, é que isso seja humanizado. Este curso é primordial, para que os profissionais envolvidos nesse processo sejam reforçados da importância que tudo se apliquem no ambiente hospitalar”, descreveu o neurocirurgião Lórimer Carneiro, durante a palestra.

O curso se iniciou na tarde de ontem, 19, e encerra no dia 21 de fevereiro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias