Home / Cidades

CIDADES

Hugo avança em prevenção e segurança com paciente

O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), é uma das 1020 unidades do projeto ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’. A intenção da iniciativa do Ministério da Saúde, é fazer com que o risco de infecções em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) seja reduzido de forma drástica, para diminuir o período de internação, além de impedir que o quadro de saúde se agrave.

O Hugo tem, hoje, procedimentos realizados de forma criteriosa, para evitar infecções hospitalares em UTIs. “Um dos maiores riscos é o de infecção cruzada, quando é passada de um paciente por outro, e o hospital, através dos funcionários, tem um sistemático protocolo, para evitar esse tipo de situação”, esclarece a coordenadora da UTI-1 Aline Vaz da Costa.

Uma das ferramentas do programa de prevenção no Hugo são as reuniões com os grupos de trabalho interno das UTIs. “Sabemos que o ambiente hospitalar deve ter o alto controle de infecções, e o nosso objetivo é justamente impedir a proliferação. Com isso, nossos pacientes tendem a passar menor período internados, além de evitar que o motivo para o qual dão entrada no hospital seja agravado”, revela Aline Vaz.

O projeto colaborativo é do Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Serviço Único de Saúde (PROADI-SUS). Na prática, a intenção é captar ideias de todas as pessoas que trabalham dentro das UTI’s, para achar uma solução que cumpra as regras de prevenção previstas na metodologia do Institute for Healthcare Improvement.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias