Home / Cidades

CIDADES

UniAraguaia atinge nota 5 no MEC

Todos os anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), faz o levantamento das melhores faculdades e universidades do país. Goiás possuí duas instituições com a nota máxima do MEC, sendo uma o IFGoiano e outra a UniAraguaia.

Para elaborar o ranking, o INEP leva em consideração a Nota do Índice Geral de Cursos (ICG), que consiste na avaliação construída com a média das notas dos cursos da unidade de ensino e mostra a qualidade das matérias ofertadas.

E em seguida a Nota do Conceito Institucional (CI) que é uma avaliação feita pelos especialistas do MEC, que pode validar ou não o ICG. O processo no segundo quesito, consiste na avaliação do corpo docente, estrutura física, projetos pedagógicos, gestão administrativa, plano de desenvolvimento institucional, políticas de ensino, responsabilidade social, entre outros.

Para que uma instituição de ensino superior possa chegar a nota máxima no conceito, todos esses quesitos devem ser bem avaliados, o que torna muito raro uma unidade de ensino superior, conquistar a nota máxima.

A Faculdade Araguaia, que nesse ano passa a ser UniAraguaia, deixa o status de faculdade, para ser Centro-Universitário e é a única instituição particular com nota 5 no MEC e possuí curso de graduação e pós-graduação.

Após a UniAraguaia a única instituição com nota máxima no MEC foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF goiano). As demais instituições de ensino superior chegaram a ter notas que variam de 3 a 4 e abaixo das duas citadas acima.

*Com informações do Curta mais

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias