Home / Cidades

CIDADES

Período de inscrições para o Politizar 2020 já está aberto

O período de inscrições para a quinta edição do projeto Politizar teve início na quarta-feira, 15, e vai até o dia 21 de março. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente via formulário online e, após o processamento de inscrições, a equipe organizadora entrevistará todos os candidatos entre os dias 13 e 17 de abril. A divulgação do resultado final da seleção será no dia 27 do mesmo mês.

Conforme o cronograma do Politizar 2020, a tão esperada simulação ocorrerá entre os dias 17 e 21 de junho. A simulação é composta por reuniões partidárias, votação dos projetos de lei em plenária, avaliação dessas proposições nas comissões temáticas e eleição para presidência da Assembleia Legislativa. Além disso, os participantes participarão de entrevistas para a imprensa interna e externa e para a TV Alego.

A primeira edição do Politizar foi realizada em 2013. A segunda e a terceira edições ocorreram, respectivamente, em 2017 e 2018. Já a quarta edição, realizada em 2019, foi confirmada após reafirmação de parceria entre o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira.

O Politizar é iniciativa do Legislativo goiano em parceria com a UFG com o objetivo de aproximar estudantes universitários da Alego, ao contribuir para a formação cidadã deles, oferecendo-lhes educação política. Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro do Parlamento estadual.

O projeto teve origem no ano de 2013, por iniciativa voluntária de Adriane Vinhal, Crislâini Nunes e Maria Clara, estudantes de graduação do curso de Ciências Sociais da UFG. A ideia se deu após experiências bem-sucedidas em programas semelhantes de outros Estados, como o Politeia UnB (Universidade de Brasília), Parlamento Jovem Mineiro (Pontifícia Universidade Católica-PUC Minas) e o Parlamento Jovem Tocantinense.

Confira no link, abaixo, todas as informações para fazer a inscrição:

https://politizar.al.go.leg.br/inscricao/

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias