Home / Cidades

CIDADES

Hugo celebra Dia Internacional do Riso

Música, dança, palhaçada e muita alegria. Foi dessa forma que o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) celebrou nesta quinta-feira, 23, o Dia Internacional do Riso. Com a presença de voluntários a unidade de saúde se tornou um ambiente mais leve.

Com tantos benefícios que o riso traz para a saúde física e mental do indivíduo, a coordenação Multiprofissional do Hugo, com a iniciativa, proporcionou uma dose extra de alegria aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. De acordo com a psicóloga Letícia vieira, a intenção foi levar descontração reforçando o quanto o riso e o bem-estar ajudam na blindagem da imunidade do paciente. “Nossa gestão veio trazer humanização para o Hugo. O mínimo que podemos fazer é levar alegria às pessoas. O objetivo é trazer sorrisos em meio a tristeza e sofrimento que as pessoas passam”, explicou.

A ação contou com os voluntários do Grupo Alegria e do Grupo Florescer que percorreram as enfermarias e UTIs do Hugo que levaram, de maneira lúdica, alegria e solidariedade para pessoas que estão em uma situação difícil em relação à própria saúde. De acordo com Larissa Almeida., indegrante do Alegria, um sorriso, ou uma simples música faz com que o paciente se sinta fortalecido, aumento a esperança de recuperação. “Pra gente é impagável fazer este trabalho, cada visitá é diferente, são sensações únicas. Para mim o sorriso e o abraço são os principais remédios. Com o abraço conseguimos demostrar amor e passar tudo aquilo no que não conseguimos com as palavras. Quando fazemos essa ação e conseguímos tirar um sorriso do paciente é gratificante”, afirmou.

Para o paciente Ariana Nogueira, que está internado há cinco dias, é uma atitude valiosa levar alegria para os pacientes. “Fiquei feliz com os voluntários, muitos que estão aqui internados necessitam desse momento de alegria e descontração”, expressou

Riso como terapia

A terapia do riso é um método complementar a outros cuidados de saúde que tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e emocional de pessoas em situação de sofrimento por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso. Além disso, podemos ter uma influência positiva no combate a algumas doenças e até beneficiar o organismo.

O riso estimula a produção de endorfinas que diminui ou previne a dor, diminui pressão sanguínea, diminui doenças cardíacas, diminui hormônios do estresse e consequentemente, o estresse.

A prática ganhou visibilidade na década de 60, quando o médico americano Hunter Doherty Adams revolucionou a história da medicina ao mostrar que a felicidade e o tratamento humanizado desempenhavam papel decisivo na recuperação de pacientes hospitalizados.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias