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Procon-GO dá dicas para não cair em fraude na Black Friday 2019

Muitos consumidores estão aguardando a chegada da Black Friday 2019, que acontece na próxima sexta-feira (29/11), mas é preciso estar atento para não cair em fraudes no dia. O DM Entrevista recebeu nesta segunda, o Gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás (Procon-GO), Gleidson Thomaz, com dicas para o consumidor não ser pego por fraudes durante o dia de promoções.

De acordo com Gleidson Thomaz existem as falsas promoções praticadas por algumas empresas, que consiste em elevar o preço da mercadoria e oferecer um falso desconto, o que é chamado de "metade do dobro".

"No decorrer dos anos houve uma queda nesse número de falsas promoções, mas é o consumidor precisa ficar atento de qualquer forma e o Procon Goiás é um parceiro do consumidor, pois às vezes ele não conhece qual era o valor cobrado anteriormente pela mercadoria, então a gente dá essa ajudinha", explica.

Segundo o Gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon-GO, o órgão de defesa do consumidor visitou 34 lojas, sendo comércio de rua e em shoppings e levantou os preços de 565 itens. 11 sites de vendas também são monitorados pelo órgão e mais ou menos três mil produtos estão sob observação.

"Por exemplo o consumidor vai comprar um liquidificador e ai ele entra no site do Procon Goiás para saber o preço praticado anteriormente, se ele verificar que o desconto não é condizente ou até mais caro do que feito na coleta pelo Procon, ele pode e deve denunciar junto ao Procon-GO através do telefone 151, que a gente tem a condição de autuar a empresa, pois os produtos foram coletados, e foram feitos com base em constatações, então temos fundamento e todo material para autuar o estabelecimento em caso de falsas propagandas", salienta.

Comprei o produto sem testar e não funcionou posso trocar?

Um ponto ressaltado pelo Gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon-GO, é que o consumidor não tem o direito de trocar o aparelho em caso de defeito, se o mesmo não for testado no momento da compra. E ele explica qual o procedimento o consumidor pode adotar.

"Muitos consumidores confundem aquele direito de arrependimento de sete dias, esse arrependimento é válido apenas para as compras feitas fora do estabelecimento comercial. Compras pela internet, catálogo postal, foi um vendedor até a casa dele, independente dele não gostar, ele pode fazer essa troca no prazo de sete dias. Quando a compra é feita na própria loja física, ou seja, o consumidor teve a chance de ver o produto e inclusive testar o produto, não tem esse direito, então muito cuidado, se você comprou o produto, levou pra casa e percebeu que ele não funciona infelizmente é assistência técnica", explica Gleidson Thomaz.

Gleidson informa também que a garantia que o consumidor tem é para poder mandar o produto para a assistência técnica, e orienta ao comprador documentar isso, pois a empresa tem 30 dias para solucionar o problema, caso isso não seja feito, o consumidor pode pedir um novo produto ou o valor dele corrigido.

Reduza parcelas e preste atenção nos juros

Outro detalhe que o consumidor deve estar atento é no parcelamento, caso for adquirir o produto de forma parcelada, pois além da quantidade, deve se observar também os juros embutidos em cada parcela.

Para Gleidson Thomaz o comprador tem que analisar primeiro se ele realmente precisa do produto em questão. "A é BlackFriday, tem promoção preciso comprar, será que essa necessidade realmente é real, mesmo que compre um produto que esteja com um desconto grande, se ele não vai precisar da mercadoria vai resultar em prejuízo de qualquer forma", ressalta.

Gleidson Thomaz explica que caso o consumidor realmente precise do produto, é necessário estar atento ao parcelamento, pois não existe parcelamento sem juros.

"Se uma loja está anunciando esse parcelamento sem juros desconfie, verifique o preço em outra loja, e vai ver que de fato tem juros embutidos nesse parcelamento. E evitar parcelar a longo prazo, hoje a parcela pode caber no meu orçamento, mas pode ser que daqui a dois, três meses aconteça algum imprevisto e não caiba mais. E a maioria das pessoas não se atenta aos encargos de atraso cobrados, hoje em dia aqueles juros de 1% cobrado por dia de atraso, mais a multa de 2% e a correção, as financeira também podem cobrar o mesmo juro cobrado no financiamento no atraso também, em alguns casos o valor pode chegar a 14% ao mês".

Fraudes em compras virtuais na Black Friday 2019

O Gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon-GO afirmou que o órgão vem acompanhando não apenas lojas físicas, mas também sites de venda para a Black Friday 2019 e orienta para os cuidados principalmente com a segurança ao fazer compras por meio virtual.

"Primeiro a gente sabe que tem muitos consumidores que vai comprar em loja online né, então o primeiro passo passo muito atento a questão da segurança, a maioria dessas fraudes virtuais acontece, é porque o consumidor clicou naquela janelinha, por exemplo se você foi atraído por essas janelinhas, pop-ups que chama, nunca efetue a compra direta por meio dessas janelinhas, se você viu um produto lá, um televisor que te atraiu por exemplo, vá diretamente no endereço da empresa, no próprio site do vendedor e pesquise pelo produto interessado, nunca feche a transação por um link que foi enviado por e-mail ou nesse pop-ups", orienta.

Conforme Gleidson Thomaz 99% de todas as fraudes virtuais vem por meio dessas janelinhas, por meio dos links. Além disso é preciso que o consumidor em cada etapa verifique se o endereço está com o https, que é o indicativo de segurança e o cadeado fechado no canto inferior da tela, e em cada etapa salve a tela ou imprime a tela, pois se tiver problema na entrega ou o produto veio diferente do que solicitou e precisar reclamar junto ao Procon, as etapas da compra vão ser necessárias para instruir a reclamação.

"O principal problema que acontece quando o consumidor clica nessas janelinha ou acessa algum link enviado por e-mail, é que apesar da página parecer da empresa que está fazendo a compra, na realidade esses dados utilizados para pagamento são de outra empresa, de outra pessoa física. A maioria é por boleto, quando o consumidor faz esse pagamento, o dinheiro vai para outra conta, que não tem nenhuma relação com a empresa que ele acreditava estar fazendo a compra, ou seja, é estelionato, é crime nas relações de consumo. Então dificilmente ele vai conseguir abrir uma reclamação no Procon e, infelizmente vai ter que procurar os seus direitos e como caracteriza um crime, vai ter que buscar a Delegacia do Consumidor", explica.

Denuncie a fraude na Black Friday 2019

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que vários produtos foram listados antes para serem analisados durante a Black Friday 2019, o consumidor pode encontrar eles no site do Procon-GO através do endereço: https://www.procon.go.gov.br/noticias-procon/procon-goias-divulga-planilhas-para-auxiliar-consumidores-a-fazer-pesquisa-de-precos-e-evitar-falsas-promocoes-na-black-friday.html

"Ele percebeu que há uma divergência, pois o desconto que está sendo oferecido é irreal, ele não procede, ele pode ligar através do 151 ou ele pode ir pessoalmente a uma unidade para fazer a denúncia, se for um consumidor do interior ele pode ligar no telefone 3201-7124 ou pela internet, ele vai entrar no site do Procon-GO, vai ter um banner ProconWeb e nesse canal além de fazer a denúncia, ele pode fazer ela identificada, de forma anônima, e quando ele faz a denúncia de forma identificada, o consumidor tem a resposta da denúncia que ele fez e pode fazer qualquer tipo de atendimento do Procon-GO", explica.

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