Home / Cidades

CIDADES

Palestra vai ensinar empreendedorismo para as cooperativas de reciclagem

Iniciativa do Sistema OCB/SESCOOP-GO, em parceria com a Amma, visa qualificar trabalhadores de material reciclável, nas áreas técnicas e de gestão. Primeira ação será um encontro, no dia 30 de outubro, com palestra do empreendedor social e ex-catador Tião Santos

Uma nova iniciativa com grande impacto socioambiental é realizada pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, em conjunto com a Agência Municipal de Meio Ambiente da capital (Amma), com foco no desenvolvimento do empreendedorismo nas cooperativas de reciclagem. O projeto atinge, inicialmente, a Grande Goiânia, e pretende atuar na profissionalização, qualificação e fortalecimento do setor. Num segundo momento, a ideia será estendida às cidades do interior, visto que a destinação de resíduos é uma das grandes dificuldades dos municípios.

Para mobilizar as cooperativas, o Sistema convidou dirigentes e trabalhadores do setor para participar do evento “O Empreendedorismo nas Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana”, que será no dia 30 de outubro, no Edifício Goiás Cooperativo, no Jardim Goiás.

Os participantes vão assistir à palestra do empreendedor social Tião Santos, que atuou na diretoria da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Jardim Gramacho/RJ (criada por sua mãe) e fundou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho/RJ (ACAMJG). Ele ficou internacionalmente conhecido por protagonizar o documentário "Lixo Extraordinário", do artista plástico Vick Muniz, que concorreu ao Oscar, em 2011.

O evento terá também a participação de representantes do Ministério Público de Goiás, das prefeituras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, Senai e Sebrae, para discutir o tema, junto com o Sistema OCB/SESCOOP-GO e a Agência de Meio Ambiente.

Socioambiental

A ação realizada pelo Sistema, em parceria com a Amma, abrange, de um lado, a questão ambiental, a partir de um grande programa de destinação de lixo e materiais descartáveis, focado no reaproveitamento, reciclagem e destinação correta de detritos produzidos nos municípios. Do outro lado, a parceria pretende impulsionar a geração de emprego, renda e negócios, melhorando as condições de trabalho de quem atua nessas cooperativas.

"Esse é um projeto ambicioso, que pretende impactar e melhorar a vida dos trabalhadores que ganham a vida com a reciclagem, levando a eles capacitação e condições para empreenderem nessa área, por meio de cooperativas. Aliado a isso, queremos ajudar a capital e o Estado a alcançar e, quem sabe, a superar as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Isso é cooperativismo: é agir em prol do meio ambiente e, sobretudo, em prol das pessoas, promovendo desenvolvimento econômico, social e ambiental", destaca o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira.

Serviço

Evento: “O empreendedorismo nas Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana”

Data: 30 de outubro, das 8 às 13 horas

Local: Auditório do Edifício Goiás Cooperativo (Av. Deputado Jamel Cecílio nº 3.527, Jardim Goiás)

Palestrante: Tião Santos, empreendedor social engajado na causa da sustentabilidade e reciclagem, associado e ex-dirigente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Jardim Gramacho/RJ e personagem do documentário "Lixo Extraordinário", do artista plástico Vick Muniz, que concorreu ao Oscar, em 2011

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias