Home / Cidades

CIDADES

Goiás é o único estado do país que não divulga número de mortes por policiais

O levantamento feito pelo Monitor da Violência, que registra o número de mortes praticadas por policiais no 1º semestre, mostra os dados de 25 estados e do Distrito Federal, com exceção do estado Goiás, único do país que se recuou a passar os dados.

De acordo com o levantamento, o Brasil registrou 2.886 mortes cometidas por policiais na ativa nos primeiros seis meses deste ano, contra 2.766 em 2018 – uma alta de 4,3%. A alta é puxada pelos estados do Rio de Janeiro e Pará.

Já o número de policiais mortos caiu 42% – foram 108 oficiais assassinados de janeiro a junho de 2019 (contra 187 no mesmo período do ano passado). O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Goiás

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de Goiás(SSP-GO) diz que os números são sigilosos e não serão repassados. O órgão disse que existe uma portaria, nº 750/2016, em seu inciso IV, que regulamenta e salvaguarda de assuntos sigilosos produzidos e custodiados pela SSPGO.

A nota ainda informa que "as ocorrências da natureza solicitada, acontecidas neste ano corrente e que tenham envolvimento de policiais, ainda estão sendo investigadas. Sendo assim, por determinação legal, possuem caráter sigiloso.”

A Secretaria diz também que, “ultrapassada a fase de sigilo das informações, as mesmas serão divulgadas”. A SSP, no entanto, não revelou o prazo para a informação.

*Com Informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias