Home / Cidades

CIDADES

Barulho na região da 44 é maior do que o permitido por lei

Segundo uma pesquisa de mestrado do Instituto Federal de Goiás (IFG), o índice de poluição sonora na região da Rua 44, em Goiânia, é de 94 decibéis, o barulho ultrapassa em até 14 decibéis os 80 permitidos para o período diurno de acordo com legislação da capital.

Entre os meses de agosto e outubro de 2018 a coleta de dados e o monitoramento dos níveis de pressão sonora foram feitos em 34 pontos nos setores Central e Norte Ferroviário, entre os locais monitorados estão a Rua 44 e as avenidas Independência, Goiás e Contorno.

A pesquisa foi desenvolvida pelo estudante do mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG, Rômulo Gustavo dos Santos, sob a orientação do professor Lucas Nonato de Oliveira e, na época, o limite era de 65 decibéis durante o dia na zona central da capital.

Em agosto deste ano, foi aprovada uma lei complementar que aumentou o índice para 80 decibéis. O estudante conclui que o centro de Goiânia apresenta um cenário acústico preocupante e que necessita urgentemente de intervenções a fim de se conseguir controlar os níveis de ruído na região e proporcionar maior conforto acústico à população.

Alto índice de decibéis na região da 44 prejudica população

O orientador da pesquisa alerta que o alto índice pode causar problemas para a saúde da população local, como surdez, insônia, demência, irritabilidade, entre outros problemas.

Por meio de nota, a Prefeitura de Goiânia informou que a fiscalização é feita após denúncia por meio do telefone 161 e uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), vai ao local e verifica se os decibéis estão dentro do permitido.

Segundo os pesquisadores as fontes de ruídos são o tráfego intenso de veículos de grande porte e a construção de shoppings na região, além disso, o barulho dos vendedores ambulantes e de anúncios de carros de som.

Recentemente foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura de Goiânia, a Lei Complementar nº 318 de 3 de julho de 2019, que regulamenta novos índices de pressão sonora permitidos para alguns lugares de Goiânia.

Segundo o autor da lei, vereador Zander Fábio (Patriotas), a nova lei fez uma adequação, já que a regulamentação anterior era de 1978, uma realidade bem diferente. Agora os níveis aceitáveis de sons ou ruídos para a zona central da capital passaram dos 65 decibéis para 80 no período diurno e de 55 decibéis para 75 no período noturno.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias