Home / Cidades

CIDADES

Resistência, orgulho e liberdade: XXIV Parada LGBTQIA+

Amanhã, 08, acontece a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Goiânia. Evento que celebra a igualdade, a liberdade e a luta por direitos iguais.

A concentração começa ao meio-dia, na Praça Cívica e às 17h30min a passeata começa. As pessoas descerão pela Avenida Araguaia, logo após Avenida Paranaíba e retornarão para a Praça Cívica pela Avenida Tocantins.

Goiânia vem apresentando uma mudança em seu cenário quando se fala em movimento LGBTQIA+. Durante o ano, muitas ações, por parte da prefeitura, foram realizados, como o mutirão de mudança de nome para pessoas trans, ocorrido em janeiro, o mês da visibilidade trans.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Goiânia, montará um trio elétrico e arcará com todas as despesas da Parada. Custos de alimentação dos funcionários que trabalharão no evento. Funcionários da segurança pública, da secretaria municipal de trânsito e da guarda civil.

Além de ser a primeira vez que a Prefeitura montará uma tenda de direitos humanos juntamente com a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Polícia Civil, afim de evitar ataques homofóbicos, agressões e assédio, evitando a necessidade do caso ser levado até uma delegacia próxima.

A estimativa da organização é de que mais de 80 mil pessoas vá as ruas celebrar a diversidade. Segundo dados do Goiás Turismo em conjunto com a secretaria de tecnologia e administraçāo da prefeitura, no passado houverem de 60 a 80 mil pessoas.

‘’Esse ano, esperamos que mais de 80 mil pessoas se façam presentes no evento, até pelo tensionamento político, achamos que as pessoas vão querer ir para as ruas em forma de protesto também’’, afirmou Victor Hipólito, Assessor de Políticas Públicas LGBTQIA+ da Prefeitura.

Em nota, a Assessoria da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) esclareceu que o trânsito durante todo o percurso da Parada (Praça Cívica-Avenida Araguaia-Avenida Paranaíba-Avenida Tocantins) sofrerá bloqueios por funcionários da SMT.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias