Home / Cidades

CIDADES

Programa Rotas Gastronômicas vai ser lançado nesta sexta (13/9)

Um programa que vai destacar “as coisas fantásticas que a Gastronomia pode oferecer, de forma regionalizada, valorizando cada produto, cada elemento, apresentando linhas de crédito e implementando um trabalho social de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, envolvendo a sociedade e várias pastas do Governo, com foco em inovação”.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, assim é o “Rotas Gastronômicas”, o Programa de Gastronomia do Estado de Goiás que vai ser lançado nesta sexta-feira (13/09), às 10 horas, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O projeto inovador do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, reúne Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. O objetivo é desenvolver a Gastronomia nos municípios goianos, por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das 10 Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia.

A regionalização é o foco e o grande diferencial do projeto. A partir dessa iniciativa inédita no Estado, os municípios terão apoio na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e economia da experiência para agregar valor ao produto existente na comunidade. Além disso, o Programa vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria de qualidade de vida da população.

A preocupação com o Meio Ambiente também faz parte do “Rotas Gastronômicas”, que irá promover a qualificação sobre os potenciais nutricionais, culturais, econômicos, medicinais e ambientais dos alimentos da sociobiodiversidade, relacionando-os ao movimento da Gastronomia Regional, à Agricultura Familiar, Agroecologia, Economia Solidária e Educação Ambiental.

Dentro dessa nova perspectiva, os municípios de Niquelândia (Região Vale da Serra da Mesa), Silvânia e Goiandira (Região da Estrada de Ferro), Cristalina (Região do Ouro e Cristais), Santa Rita do Araguaia (Região Pegadas no Cerrado) e Terezópolis (Região dos Negócios e Tradições) já estão engajados para trabalhar regionalmente, por meio de Festivais Gastronômicos e seminários de Turismo e Gastronomia.

Lançamento

O Programa de Gastronomia do Estado de Goiás será apresentado pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado, prefeitos e secretários de municípios das 10 Regiões Turísticas, além de parceiros.

Durante a solenidade, serão apresentados os detalhes do projeto e a programação dos Festivais Gastronômicos. Os prefeitos das cidades que vão sediar as festas da culinária neste ano aproveitam para convidar os presentes para comparecer.

A Goiás Turismo assina Termos de Cooperação com três entidades, para beneficiar toda a sociedade. O primeiro Termo prevê a parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás no Projeto Cozinha e Voz, para resgatar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O segundo deles é com o Sebrae, para capacitação. O último acordo, com a Goiás Fomento, é para oferecimento de linha de credito especial para o Turismo. Em seguida, haverá uma coletiva de imprensa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias