Home / Cidades

CIDADES

Governo de Goiás lança programa Rotas Gastronômicas

Nesta sexta-feira (13), o Governo do Estado de Goiás lançou o programa "Rotas Gastronômicas", um programa que busca desenvolver a gastronomia nos municípios goianos.

A intenção é criar rotas gastronômicas regionais, nas quais os visitantes poderão provar o potencial culinário das 10 Regiões Turísticas do estado, movimentando a economia.

O projeto será realizado por meio da Goiás Turismo e visa alinhar Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. Ele promete valorizar a regionalização por meio do apoio governamental na realização de festividades gastronômicas e agregar valor aos pratos próprios da comunidade.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o programa também busca auxiliar pessoais em situações vulneráveis. “As coisas fantásticas que a Gastronomia pode oferecer, de forma regionalizada, valorizando cada produto, cada elemento, apresentando linhas de crédito e implementando um trabalho social de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, envolvendo a sociedade e várias pastas do Governo, com foco em inovação”, afirma Fabrício.

Os municípios de Niquelândia (Região Vale da Serra da Mesa), Silvânia e Goiandira (Região da Estrada de Ferro), Cristalina (Região do Ouro e Cristais), Santa Rita do Araguaia (Região Pegadas no Cerrado) e Terezópolis (Região dos Negócios e Tradições) já estão engajados para trabalhar regionalmente, por meio de Festivais Gastronômicos e seminários de Turismo e Gastronomia.

Confira os locais que receberão os festivais gastronômicos por meio do "Rota Gastronômica"

Silvânia - Caturama: Festival Gastronômico da Estrada de Ferro - 03 a 05 de outubro

Niquelândia - Josephinas - Comida de Tradição - Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa. - 11 e 12 de outubro

Cristalina - Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa - 17 a 19 de outubro

Santa Rita do Araguaia - Seminário Gastronomia e Turismo - 29 de novembro

Teresópolis de Goiás - Seminário Nacional de Turismo e Gastronomia - 21 a 23 de novembro

Lançamento do Programa Estadual

O Programa de Gastronomia do Estado de Goiás foi lançado nesta sexta-feira (13), às 10h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A iniciativa foi apresentada pelo presidente da Goiás Turismo.

Entre os presentes, estavam o governador Ronaldo Caiado, prefeitos e secretários de municípios das 10 Regiões Turísticas, além de parceiros. Durante a solenidade, foram apresentados os detalhes do projeto e a programação dos Festivais Gastronômicos.

Durante a cerimônia, Fabrício Amaral reafirmou que o projeto perpassa por vários pilares que buscam impulsionar o desenvolvimento local. "É olhar todas as possibilidades que a gastronomia e também o turismo pode oferecer para mudar nosso estado de Goiás", comenta o presidente da Goiás Turismo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias