Home / Cidades

CIDADES

Ex-prefeito de São Miguel do Araguaia e ex-aliado de Beira-Mar estão entre alvos de ação contra tráfico internacional de cocaína

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 4, a Operação Ozark-Narco que investiga criminosos ligados ao tráfico internacional de drogas. Segundo informações da Polícia Federal, um dos integrantes do grupo é o ex-prefeito de São Miguel do Araguaia (GO), Nélio Pontes Cunha (PSDB).

A Operação Ozark-Narco cumpre 24 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Goiás, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Distrito Federal.
De acordo com informações da PF, Leonardo Dias Mendonça, apontado como “Barão do Tráfico” e ex-aliado de Fernandinho Beira-Mar, coordenava o esquema de envio de cocaína para a Europa. Ele já foi condenado por tráfico de drogas e, atualmente, cumpria pena em regime semiaberto. Além disso, ele atuava na logística do grupo dando suporte para importação e remessa da droga.

Ainda segundo a PF, também são alvos da Operação Ozark-Narco pessoas ligadas a Leonardo Dias. Conforme a investigação, a droga era enviada, por meio de pequenos aviões, dos países produtores para Goiás, que servia como ponto de armazenamento do carregamento e apoio do grupo. Em seguida, a cocaína era enviada à Europa, juntamente com cargas lícitas despachadas em contêineres em navios. Ainda há um mando de prisão para ser cumprido e as equipes da PF estão na rua. Nas buscas, a polícia apreendeu 15 veículos que juntos valem mais de R$ 2,5 milhões.

As investigações contaram com a ajuda de diversos países que não foram revelados. A expectativa é de que o grupo tenha altos valores em diferentes moedas. A princípio, os trabalhos estão centrados apenas no tráfico de drogas, mas será apurado também a prática de lavagem de dinheiro, numa segunda fase das investigações.

Os ilícitos eram transportados via aeronaves de pequeno porte. Os investigadores trabalham com a possibilidade de Goiás ter funcionado como local estratégico de armazenamento da carga. Há indícios de que o grupo também despachava parte da droga por meio de conteiners em navios e utilizando mulas no transporte da droga em voos comerciais para outros países.

Ao todo, a Polícia Federal cumpre 50 mandados judiciais. O quantitativo é dividido entre mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. Todos foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Goiás. A Operação conta com cerca de 130 policiais federais em atividade.

As investigações também apontam que o dinheiro obtido com o tráfico internacional de drogas era investido na aquisição de empresas dos mais variados ramos comerciais, na tentativa de dar aparência lícita ao dinheiro. De acordo com a PF, o grupo estava comprando uma faculdade em Goiás e tinha a intenção de comprar um aeródromo, tudo com o dinheiro do tráfico. Além de Goiás, o grupo atuava também em São Paulo, Pará, Minas Gerias e no Distrito Federal.

Com informações do Jornal Opção

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias