Home / Cidades

CIDADES

Confira os destaques do Sistema Fieg do último dia 30

Innovation Camp

Alunos do Sesi Campinas participaram do Innovation Camp, programa em que os estudantes constroem soluções inovadoras para uma empresa. Cerca de 30 jovens passaram o dia reunidos com os executivos do Shopping Cerrado pensando em melhorias para a empresa. O grupo vencedor vai ganhar um jantar e uma viagem para São Paulo para conhecer outros participantes do programa, vencedores no Innovation Camp em outros shoppings do grupo no Brasil. A ação é realizada pela Junior Achievement.

Programa Conhecendo a Indústria

Hoje, a visita da comitiva do Programa Conhecendo a Indústria, realizado pela CNI, foi às unidades Sesi e Senai Vila Canaã e ao Instituto Senai de Tecnologia Alimentos e Bebidas, em Goiânia. Eles foram recebidos pelo presidente da Fieg, Sandro Mabel, que apresentou ao grupo as ações realizadas pelas instituições em Goiás. O diretor de Operações do Senai Nacional, Gustavo Leal, também participou da visita, destacando a importância do Sesi e Senai para o segmento industrial.

Capacitação

Cerca de 60 técnicos e alunos do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Regional Goiás participam, até amanhã, de capacitação na Casa da Indústria. O encontro reúne equipes de escolas Sesi e também escolas públicas apadrinhadas de Iporá, Caldazinha, Catalão, Paraúna, Aparecida de Goiânia, Goiânia e um representante da empresa John Deere.

1° Desafio Jovem Inovador

Estudantes do Sesi Canaã, de Goiânia, que desenvolveram um chiclete de pimenta para ajudar astronautas a sentirem o sabor dos alimentos, participaram do 1° Desafio Jovem Inovador, evento que acontece na Expo Anápolis. Eles explicaram aos visitantes todo o processo de criação do produto e as formas de utilização pelos astronautas.

Sesi Senai na região Noroeste de Goiânia

A Escola Sesi e Senai Jardim Colorado, a caçula das unidades do Sistema Fieg, na Região Noroeste de Goiânia, recebeu hoje a visita da vereadora Sabrina Garcez. O vice-presidente da Fieg Antônio Almeida, o diretor da unidade Marcos Mariano e equipe técnica apresentaram à vereadora as instalações do ensino médio, sala de robótica, biblioteca e os laboratórios destinados aos cursos profissionalizantes, como eletroeletrônica, refrigeração e climatização. Sabrina Garcez disse que é admiradora do Sistema S e que vai lutar pela continuação da educação e serviços oferecidos aos industriais e à comunidade.

1º Fórum de Oportunidades de Negócios no Segmento de Defesa e Segurança

Consolidar Goiás e a cidade de Anápolis como polo estratégico para o fornecimento de serviços e produtos para o Ministério da Defesa: esse foi o tema que marcou as palestras do 1º Fórum de Oportunidades de Negócios no Segmento de Defesa e Segurança. O debate, organizado pelo Comdefesa Goiás dentro da programação da I Expo Anápolis, contou com a participação de presidentes de sindicatos das indústrias e empresários interessados em ampliar seus negócios para um mercado que movimenta R$ 7,7 bilhões anualmente no Brasil. A rodada de palestras contou com exposições de representantes dos setores de projetos e compras governamentais do Ministério da Defesa. O líder do governo na Câmara e presidente da Frente Parlamentar que estuda a criação dos Parques Tecnológicos no Brasil, deputado federal Major Vitor Hugo, participou do debate. Saiba mais no site do Sistema Fieg.

Fórum do Setor Energético de Goiás

Foi realizada na manhã de hoje, na sede do Sebrae, a 23ª Reunião do Fórum do Setor Energético de Goiás para discutir o crescimento da aplicabilidade das energias renováveis nas instituições, no agronegócio e no setor de serviços. A Federação das Indústrias foi representada pelo empresário Marduk Duarte, vice-presidente do Conselho Temático do Agronegócio da Fieg. A reunião, que também contou com a presença do presidente da Câmara da Indústria da Construção, Sarkis Nabi Curi, teve a participação de lideranças do setor produtivo e de autoridades do Legislativo e Executivo.

Empreendedorismo jovem

A presidente da Fieg Jovem, Thais Santos, representou o Estado de Goiás na Assembleia Geral Ordinária Nacional da CONAJE. O evento, realizado em Fortaleza, reuniu jovens lideranças de todo o Brasil, representativas de diversos setores da economia, para debater temas relevantes ao empreendedorismo.

Vem aí a III Mostra de Tecnologia para Negócios

Nesta sexta-feira, o Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg reuniu seus membros para o planejamento da III Mostra de Tecnologia para Negócios com o objetivo de alinhar a execução do evento. A Mostra, programada para acontecer no dia 30 de outubro, na Casa da Indústria, contará com palestras para fomento do ambiente inovador em Goiás.

Defesa da Pessoa com Deficiência

O Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS - FIMTPODER reuniu-se, na manhã de hoje, para definir as ações que vão marcar o dia D de Defesa da Pessoa com Deficiência. A data é comemorada, anualmente, no dia 21 de setembro. Acompanhe, em breve, a programação no site do Sistema Fieg.

Capacitação de colaboradores

A equipe de Projetos da área de Desenvolvimento Profissional do IEL Goiás fechou hoje uma semana de imersão em capacitação de seus colaboradores. O time passou por treinamentos em PowerPoint, Excel Intermediário, Comunicação Escrita, Comunicação Empresarial e Introdução ao Gerenciamento de Projetos. O objetivo é qualificar a equipe para desempenharem suas atividades com maior agilidade e maior desempenho.

Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente

Foram prorrogadas até o dia 6 de setembro as inscrições para o 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. Em 2019, a premiação conta com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Goiás e reconhece ações que estimulam a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável, sob o tema "Cidades: dos desafios às soluções". Mais informações no site www.premiocreagoias.org.br.

Protocolo Digital da Agência Nacional de Mineração

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, às 10 horas da manhã, a Casa da Indústria vai promover a apresentação do Protocolo Digital da Agência Nacional de Mineração. A ferramenta, considerada uma conquista para o setor, consiste em um canal único para assuntos minerários, reduzindo a burocracia, agilizando a tramitação e garantindo segurança e transparência nos processos. A inscrição para participação na palestra é gratuita e pode ser feita no site do Sistema Fieg. Mais informações pelo telefone (62) 3501-0019.

DESTAQUES DO LEGISLATIVO

Direito do consumidor

O presidente do Sindirepa, Alysson Nogueira, reuniu-se com o deputado estadual Humberto Aidar para discutir aspectos do projeto de lei que dispõe sobre a livre escolha de oficina para as revisões de veículos em garantia de fábrica no âmbito do Estado de Goiás. O PL, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, está em discussão em comissão temática na Alego.

Educação

Foram aprovadas, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, as mudanças propostas na PEC da Educação. O objetivo é alterar o artigo 158 da Constituição Estadual, incluindo os 2% destinados à Universidade Estadual de Goiás nos 25% reservados à Educação Básica. Antes, os 2% da UEG ficavam fora do total de recursos da Educação. O líder do governo, deputado estadual Bruno Peixoto, argumenta que a mudança é necessária como forma de recompor passivo superior a R$ 900 milhões, herdados da administração passada. A emenda aditiva foi aprovada com os votos contrários dos deputados estaduais Lêda Borges (PSDB), Henrique Arantes (PTB) e Antônio Gomide (PT). A PEC, com a emenda aditiva, deve ser apreciada na próxima semana em plenário. Por se tratar de emenda constitucional necessita de pelo menos 25 votos favoráveis, em dois turnos de votação.

Plano Diretor de Goiânia

A mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia estabeleceu, na última terça-feira, o cronograma de tramitação da revisão do Plano Diretor, encaminhado pela Prefeitura de Goiânia para apreciação dos vereadores. O presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), reafirmou o objetivo de concluir a votação da proposta antes do encerramento do ano legislativo de 2019. A meta é votar a Lei Complementar de revisão do Plano Diretor na Comissão de Constituição, Justiça e Redação no dia 11 de setembro. A série de audiências públicas começa logo em seguida, em 12 de setembro. A segunda e última votação está programada para 4 de dezembro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias