Home / Brasil

SAÚDE PÚBLICA

Vacina contra a dengue chegará inicialmente a apenas 10% das cidades do país

O Ministério da Saúde anunciou que a vacina seria distribuída para 521 municípios em 16 estados e no Distrito Federal

Dengvaxia - Vacina Dengue

A vacina contra a dengue chegou ao Brasil em janeiro de 2024, após ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. A vacina, chamada Dengvaxia, é produzida pelo laboratório Takeda Pharma e é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A primeira remessa de doses da vacina chegou ao Brasil no dia 25 de janeiro de 2024. O Ministério da Saúde anunciou que a vacina seria distribuída para 521 municípios em 16 estados e no Distrito Federal. Esses municípios foram selecionados com base em critérios como alta transmissão da dengue nos últimos anos, população residente igual ou maior a 100 mil habitantes e altas taxas de casos nos últimos meses.

A vacinação contra a dengue começou no dia 28 de janeiro de 2024. A primeira dose deve ser aplicada em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas. O Ministério da Saúde estima que a vacinação de todos os municípios selecionados deve ser concluída até o final de 2024.

A chegada da vacina contra a dengue foi um marco importante no controle da doença no Brasil. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A doença pode causar febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos. Em casos graves, a dengue pode levar à morte.

A vacina contra a dengue é uma ferramenta importante para a prevenção da doença. Estudos clínicos mostraram que a vacina é eficaz na redução da incidência de dengue grave em até 80%.

No entanto, a cobertura vacinal contra a dengue ainda é limitada. Apenas 10% dos municípios brasileiros estão recebendo a vacina. Isso se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma.

O Ministério da Saúde espera que a produção da vacina seja ampliada nos próximos anos, para que a cobertura vacinal possa ser ampliada.

A cobertura vacinal limitada contra a dengue é uma preocupação para especialistas em saúde pública. Eles acreditam que a vacina poderia ajudar a reduzir o número de casos e mortes pela doença no Brasil.

O Ministério da Saúde está trabalhando para ampliar a cobertura vacinal contra a dengue. O órgão está negociando com o laboratório Takeda Pharma para aumentar a produção do imunizante. O ministério também está desenvolvendo campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação contra a dengue.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias