Home / Brasil

BRASIL

Tudo o que você precisa saber sobre o movimento Hare Khrisna

Conheça mais sobre a rotina e práticas dos seguidores do movimento religioso

Foto: Reprodução/Instagram/Nova Gokula Foto: Reprodução/Instagram/Nova Gokula

O movimento Hare Krishna, também conhecido como ISKCON (International Society for Krishna Consciousness), é uma organização religiosa fundada em Nova York, em 1966, por A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Seus seguidores são conhecidos por suas práticas devocionais, que incluem canto, dança, meditação e alimentação vegetariana.

Os membros da comunidade vivem em ashrams ou templos, onde dedicam suas vidas ao serviço de Krishna. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a vida em comunidade Hare Krishna não é apenas sobre cantar e dançar. Os seguidores do movimento levam uma rotina disciplinada e dedicada à prática da consciência de Krishna.

Conheça algumas curiosidades sobre a vida em comunidade Hare Krishna:

Rotina matinal: Os seguidores do movimento acordam cedo, geralmente antes do nascer do sol, para realizar suas práticas devocionais. A primeira atividade do dia é o canto do mantra Hare Krishna, repetido em um rosário de contas chamado japa mala. Em seguida, é realizada uma meditação silenciosa.

No entanto, nem todos os templos seguem a mesma regra. O Nova Gokula, por exemplo, possui programação diária do templo, veja abaixo:

  • 4:15h Cerimônia Mangala no samadhi (canto de mantras);
  • 4:30h Cerimônia Mangala no templo (canto de mantras);
  • 7:30h Cerimônia Govinda e Guru puja (canto de mantras e homenagem ao mestre espiritual)
  • 8:00h Aula de filosofia védica;
  • 12:30h Cerimônia para oferenda de elementos auspiciosos a Krishna;
  • 16:00h Cerimônia para oferenda de elementos auspiciosos a Krishna;
  • 18:00h Cerimônia Goura Arati (canto de mantras);
  • 18:30h Aula de filosofia: a escritura Bhagavad-Git;
  • 20:00h CerimOnia final do dia com oferendas e canto de matras

Vegetarianismo: A comunidade Hare Krishna segue uma dieta lacto-vegetariana, o que significa que consomem laticínios, mas evitam carne, peixe e ovos. A comunidade acredita na ahimsa, ou não-violência, e vê o vegetarianismo como uma forma de minimizar os danos a outros seres vivos.

Trabalho voluntário: Os membros da comunidade Hare Krishna dedicam parte do seu tempo a trabalhos voluntários, como a manutenção dos templos e a produção de alimentos vegetarianos. Eles acreditam que o trabalho é uma forma de serviço a Krishna e que deve ser realizado com dedicação e amor.

Festivais religiosos: Os seguidores do movimento celebram diversos festivais religiosos ao longo do ano, como o Janmastami (aniversário de Krishna) e o Ratha Yatra (festival das carruagens). Esses festivais são marcados por cantos, danças e oferendas de alimentos vegetarianos.

Estudo das escrituras: Os membros da comunidade Hare Krishna dedicam parte do seu tempo ao estudo das escrituras védicas, como o Bhagavad-gita e o Srimad-Bhagavatam. Eles acreditam que o estudo das escrituras é uma forma de aprofundar a compreensão da consciência de Krishna.

Crenças: A comunidade Hare Krishna acredita na existência de um ser supremo, Krishna, que é a fonte de toda a criação. A comunidade também acredita na reencarnação e no carma, o que significa que as ações de alguém nesta vida determinarão suas vidas futuras.

Jejum: A comunidade Hare Krishna pratica o jejum em determinados dias do ano, como o Ekadasi, que é o décimo primeiro dia após a lua cheia e a lua nova. O jejum é visto como uma forma de purificar o corpo e a mente e de focar no serviço devocional.

A vida em comunidade Hare Krishna é marcada por uma rotina disciplinada e dedicada à prática da consciência de Krishna. Os seguidores do movimento acreditam que essa prática é uma forma de conexão com o divino e de realização pessoal. Além disso, a vida em comunidade é vista como uma forma de fortalecer a conexão com Krishna e de se apoiar mutuamente, na prática da consciência de Krishna.

Como entrar em contato com uma comunidade Hare Krishna para se tornar um membro?

Para se tornar um membro Hare Krishna, é necessário frequentar o templo e seguir as regras impostas pela religião, como não comer carne, peixe ou ovos, não fazer sexo ilícito, não participar de jogos de azar e não usar intoxicantes.

Além disso, é preciso ler e procurar saber a respeito das escrituras feitas por Bhaktivedanta Swami Prabhupada, como o Bagavad-gita, o principal livro que possui todas as referências sobre Krishna. O templo Hare Krishna recebe de maneira receptiva todas as pessoas, independente de sua religião, e é possível ter um fácil acesso às informações sobre Krishna e as ideologias da religião.

Para se tornar um membro completo, é necessário escolher um guru e tornar-se seu discípulo. Este guru é fundamental para alcançar a iluminação, e diz-se que sem um guru é impossível desenvolver uma consciência de Krishna. Os seguidores se submetem aos seus gurus como mestres espirituais e toda a vida de uma pessoa deve ser englobada pela prática e devoção centrada em Krishna.

Os membros da comunidade Hare Krishna dedicam grande parte do seu tempo a sadhana, que são as práticas espirituais diárias, como o canto do mantra Hare Krishna, a leitura de textos sagrados e o serviço devocional.

Como dito anteriormente, a maioria dos membros possui uma alimentação lacto-vegetariana, já outros, são vegetarianos ou veganos, porém a alimentação é generosa e oferecida em um altar que cultua deidades de Krishna, e só após sua benção a comida pode ser ingerida pelos devotos.

Quais são as comunidades Hare Krishna existentes no Brasil?

Existem várias comunidades Hare Krishna no Brasil, incluindo:

Fazenda Nova Gokula: Localizada em Pindamonhangaba, São Paulo, é a maior comunidade Hare Krishna da América Latina. A comunidade está situada em uma área de proteção ambiental aos pés da Serra da Mantiqueira e oferece retiros espirituais e atividades relacionadas à cultura indiana.

Goura Vrindavana: Localizada em Paraty, Rio de Janeiro, é uma comunidade rural que segue os princípios da consciência de Krishna. A comunidade oferece retiros espirituais e atividades relacionadas à cultura indiana.

Templo Hare Krishna de São Paulo: Localizado na zona sul de São Paulo, é o maior templo Hare Krishna da América Latina. O templo oferece aulas de yoga, meditação e filosofia védica, além de cerimônias religiosas.

Templo Hare Krishna de Curitiba: Localizado em Curitiba, Paraná, é um templo Hare Krishna que oferece aulas de yoga, meditação e filosofia védica, além de cerimônias religiosas.

Centro Cultural Hare Krishna de Manaus: Localizado em Manaus, Amazonas, é um centro cultural Hare Krishna que oferece aulas de yoga, meditação e filosofia védica, além de cerimônias religiosas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias