Home / Brasil

BRASIL

Todas as capitais e o DF adotam gratuidade no transporte público no 2º turno

Goiânia foi a última capital a anunciar a gratuidade, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que vai acatar decisão do TRE

Imagem ilustrativa da imagem Todas as capitais e o DF adotam gratuidade no transporte público no 2º turno

A poucos dias do segundo turno das eleições para presidente, todas as 26 capitais e o Distrito Federal anunciaram o passe livre em 30 de outubro, dia da votação.

Goiânia foi a última capital a anunciar a gratuidade, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou, na terça-feira, 25, que vai acatar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e oferecer a isenção do pagamento da passagem no próximo domingo, 30.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, foi quem autorizou inicialmente a decisão da oferta do transporte público gratuito. O magistrado citou a "desigualdade social extrema no país" e o "empobrecimento da população" ao comentar sobre a medida, que oferece o direito ao voto.

Alvo de críticas de Jair Bolsonaro (PL), a medida foi solicitada pela Rede Sustentabilidade, que integra a coligação de Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias