Home / Brasil

BRASIL

Policial sofre ataques misóginos e pede ajuda a PM para cessar agressões

Em 2021, soldado ganhou Medalha do Mérito Comunitário por apoiar uma pessoa que precisava de ajuda

Misogínia contra Policial Militar. (Foto: Reprodução - Instagram) Misogínia contra Policial Militar. (Foto: Reprodução - Instagram)

A soldado Tamires Borges Coutinho Siqueira, alega sofrer ataques misóginos em grupos de Whatsapp da Polícia Militar dos quais faz parte. As agressões teriam acontecido após a soldado ter imagens divulgadas ao negar socorro a um jovem que cometera um furto. O caso aconteceu no último domingo, 12.

Após o pedido de socorro do jovem, Tamires foi flagrada chutando o rapaz e alegou não poder ajudar porque estava de "folga". Depois da divulgação das imagens uma série de memes sobre o episódio tem ganhado ampla circulação, causando sofrimento psíquico à policial.

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo ao ter ciência dos fatos, pediu providências a PM e demonstrou preocupação com a saúde mental da soldado. Determinou que seja produzida uma normativa, no âmbito do comando-geral, proibindo a disseminação de conteúdos depreciativos, jocosos ou que firam o moral de indivíduos, sejam policiais ou civis, em grupos dos quais façam parte PMs.

A Fenepe (Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais do Brasil), relatou a situação à Ouvidoria da PM nesta quinta-feira, 16. A ouvidoria disse em nota que "tem como um de seus eixos de trabalho a saúde mental das forças policiais e não pode compactuar com procedimentos eivados de preconceitos e misoginia que, bem sabemos, tendem a crescer e causar prejuízos irreparáveis, sobretudo às mulheres".

"A nossa busca é pelo respeito aos direitos humanos. Embora essa senhora tenha praticado um erro, quem a está agredindo com memes e ataques está cometendo crimes que precisam ser cessados”, disse à Folha o ouvidor da polícia, Claudio Silva.

A pasta chefiada por Guilherme Derrite afirma que a atitude da policial é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da corporação. “Todo policial militar deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço.”

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a soldado Tamires Borges está afastada dos serviços operacionais até a conclusão do Inquérito Policial Militar instaurado para apurar os fatos.

Em março de 2021, a soldado Tamires Borges, participou de uma vaquinha de R$ 500 para a compra da passagem de ônibus e de alimentos para Matheus de Quadros, 18 anos, para voltar à terra natal após ter viajado 20 horas de ônibus e descobrir que seu amor virtual não existia, era um golpe.

A soldado então ganhou da PM a Medalha do Mérito Comunitário por apoiar uma pessoa que precisava de ajuda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias