Home / Brasil

POLÍCIA FEDERAL

PF investiga cantor Alexandre Pires por suspeita de garimpo ilegal

Cantor é investigado por suspeita de envolvimento em esquema de garimpo ilegal em Terra Yanomami

Imagem ilustrativa da imagem PF investiga cantor Alexandre Pires por suspeita de garimpo ilegal

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (4) a operação Disco de Ouro, contra um esquema de financiamento e logística de garimpo ilegal em Terras Indígenas Yanomami. O cantor Alexandre Pires é um dos investigados, suspeito de envolvimento no esquema.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2022, após denúncias de que o garimpo ilegal estava causando danos ambientais e sociais na Terra Yanomami. Os alvos da operação são pessoas físicas e jurídicas suspeitas de fornecerem apoio logístico e financeiro ao garimpo.

A PF cumpriu mandados de prisão temporária, de busca e apreensão e de sequestro de bens em cinco estados brasileiros: Amazonas, Roraima, Pará, Mato Grosso e São Paulo. Alexandre Pires foi alvo de mandado de busca e apreensão em sua casa em Uberlândia, Minas Gerais.

O cantor negou qualquer envolvimento no garimpo ilegal. Em nota, sua assessoria de imprensa afirmou que ele "está à disposição das autoridades para esclarecer qualquer dúvida". O garimpo ilegal é uma das principais ameaças às Terras Indígenas Yanomami. A atividade causa danos ambientais, como a contaminação dos rios e a destruição da floresta, e também afeta a saúde e a cultura dos indígenas.

A operação Disco de Ouro é a mais recente ação da PF contra o garimpo ilegal em Terras Indígenas Yanomami. Em 2022, a PF deflagrou a operação Uirapuru, que resultou na prisão de 11 pessoas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias