Home / Brasil

BRASIL

Operação mira grupo que usa fotos de ministros para praticar golpes

Segundo a polícia, os criminosos persuadiam principalmente membros de órgãos do governo a transferir valores, que eram então distribuídos para outras contas

Imagem ilustrativa da imagem Operação mira grupo que usa fotos de ministros para praticar golpes

Foi deflagrada, nesta quarta-feira, uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal, que visa desmanchar um grupo encarregado de cometer estelionatos virtuais ao usar fotos de presidentes de partidos políticos e ministros tanto de Jair Bolsonaro (PL), e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) colaboraram na Operação Shark Attack, que revelou que os criminosos estavam utilizando fotos de vários políticos de alto escalão do Poder Executivo para criar perfis falsos no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Mediante o esquema fraudulento, os criminosos persuadiam principalmente membros de órgãos do governo a transferir valores, que eram então distribuídos para outras contas.

Durante a execução de um dos mandados de busca e apreensão, os agentes de segurança verificaram que os delinquentes operavam uma central de distribuição de sinal clandestina localizada em uma comunidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Durante a operação, as autoridades confiscaram vários dispositivos de informática associados à mencionada central de distribuição de sinal de internet ilegal, os quais serão analisados por peritos. O principal suspeito da investigação conseguiu escapar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias