Home / Brasil

BRASIL

Operação da PF investiga exploração sexual na Terra Yanomami

Investigação aponta que vítimas eram aliciadas com presentes e dinheiro em troca de favores sexuais.

Operação da PF investiga exploração sexual na Terra Yanomami. Operação da PF investiga exploração sexual na Terra Yanomami.

Neste sábado (18), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra quatro suspeitos de envolvimento com a exploração sexual de meninas e mulheres em garimpos na Terra Indígena Yanomami, em Boa Vista. O grupo é responsável por recrutar e aliciar as vítimas, inclusive uma adolescente de 15 anos que foi resgatada pela PF nesta semana.

Segundo o Conselho Tutelar, a menina passou cerca de 30 dias numa área de garimpo e relatou ter feito até 16 programas por noite. Os mandados expedidos pela Vara de Crimes contra Vulneráveis da Justiça Estadual de Roraima incluem quatro de prisão temporária e quatro de busca e apreensão.

Os principais alvos da operação são duas irmãs e o marido de uma delas, que têm relação direta com o esquema criminoso. Após o resgate da menina, a PF identificou as pessoas envolvidas na logística e operacionalização do esquema criminoso, que inclui o envio de mulheres e adolescentes para serem exploradas sexualmente em regiões de garimpo, muitas vezes mediante engano.

Os aliciadores atraem as vítimas pelas redes sociais com promessas de ganhos irreais, como aconteceu com a adolescente resgatada. Ela foi chamada para trabalhar na cozinha do garimpo e ganhar até R$ 5.800 em um mês, mas descobriu, ao chegar no local, que teria de se prostituir.

Os custos do transporte das vítimas até a área do garimpo são de até R$ 10.000, gerando uma dívida inicial com os gerentes do grupo criminoso. Os aliciadores fazem o contato com mulheres e adolescentes por meio de perfis falsos em redes sociais, oferecendo a possibilidade de trabalharem no garimpo em diversas áreas, inclusive na prostituição.

A operação da PF visa combater essa prática criminosa e desarticular a rede de exploração sexual de meninas e mulheres na Terra Indígena Yanomami.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias