Home / Brasil

BRASIL

O nascimento da televisão brasileira: Um marco histórico na comunicação e cultura do país

A emocionante jornada que deu vida à primeira transmissão de TV no Brasil e o impacto duradouro na comunicação e cultura do país

Foto: Reprodução / Arquivo Foto: Reprodução / Arquivo

"Boa noite, está no ar a primeira televisão do Brasil", foi esta a primeira frase dita na primeira transmissão na televisão brasileira há 73 anos, quando esta chegou ao Brasil, em 18 de setembro de 1950. A TV Tupi foi a pioneira no país e seu magnata foi o jornalista Assis Chateaubriand, um apaixonado pela comunicação que naquele momento se tornaria um dos nomes mais importantes da cultura brasileira.

A primeira transmissão de TV acontece diretamente do estúdio improvisado da recém-inaugurada TV Tupi, localizada no bairro do Sumaré, em São Paulo. A programação inaugural é encabeçada por um grupo seleto de artistas, cientistas e autoridades, todos ansiosos por presenciar o nascimento de uma nova era.


		O nascimento da televisão brasileira: Um marco histórico na comunicação e cultura do país
Fernando Keller

Primeiro logo da TV Tupi, pioneira no ramo televisivo.

O evento começa às 20h, quando a cidade já está mergulhada na escuridão da noite. Um enorme mastro de transmissão foi instalado no topo do edifício do jornal "A Gazeta", permitindo que o sinal de TV se propague pelos lares paulistanos. Com suas antenas voltadas para o céu, o público aguarda ansiosamente pela mensagem que chegará através das ondas eletromagnéticas invisíveis.

A sala de transmissão é um cenário de frenesi. Técnicos, engenheiros e artistas ajustam os últimos detalhes antes de entrarem ao vivo. O presidente da TV Tupi, Assis Chateaubriand, exibe um sorriso que mescla nervosismo e orgulho, ao lado de Roquete Pinto, um dos principais nomes por trás dessa conquista tecnológica.

Finalmente, às 20h30, a tela de aparelhos televisores nas casas brasileiras ganha vida. Uma imagem em preto e branco aparece, ainda instável, mas suficiente para que o público possa reconhecer o momento histórico que estão testemunhando. O primeiro programa é uma apresentação de dança, seguida por uma série de entrevistas com personalidades ilustres.

Enquanto isso em Goiás

No início dos anos 60, ter a magia das imagens e sons dançando na sala da própria casa era um privilégio reservado a poucos. Porém, um novo capítulo estava prestes a ser escrito na história da comunicação em Goiânia. A TV Rádio Clube, que surgia nessa época, fazia parte de uma renomada rede de rádios, jornais e emissoras conhecida como Diários Associados, fundada por Assis Chateaubriand.

Essa rede já contava com importantes veículos de comunicação, como a Folha de Goiaz e a Rádio Clube, a primeira emissora da capital. Fundada em 5 de julho de 1942, essa estação de rádio foi responsável pelo Batismo Cultural de Goiânia, marcando um marco significativo na vida cultural da cidade. Entre os proprietários estava o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges.

A chegada da TV Rádio Clube era aguardada com grande expectativa pelos moradores da cidade. A possibilidade de assistir às imagens em movimento e ouvir os sons através desse novo meio de comunicação trazia uma sensação de encanto e modernidade. A sala de estar de cada lar goianiense poderia se transformar em um palco onde a mágica da televisão ganhava vida.


		O nascimento da televisão brasileira: Um marco histórico na comunicação e cultura do país
Fernando Keller

(Arquivo/Fonte desconhecida)

Assim, com a fundação da TV Rádio Clube, a população de Goiânia tinha acesso a um novo universo de entretenimento e informação. Através das ondas do rádio e dos pixels da televisão, a cidade se conectava com o restante do país e do mundo, encurtando distâncias e abrindo portas para novas experiências.

Esse era apenas o começo de uma revolução midiática que transformaria profundamente a forma como as pessoas se informam e se divertem. A TV Rádio Clube, como parte dos Diários Associados, desempenhava um papel fundamental nessa transformação, levando ao público goianiense a magia da televisão.

TV Goiânia, herdeira da renomada TV Rádio Clube de Goiânia, desempenhou um papel significativo na cena televisiva da região. Como afiliada da Rede Tupi em Goiânia, Goiás, a emissora ocupava o canal 4 e enfrentava uma acirrada competição em termos de audiência e faturamento com a TV Anhanguera. Integrante dos Diários Associados, um conglomerado midiático liderado por Assis Chateaubriand, a TV Goiânia compartilhava sua sede com a Rádio Clube AM e o jornal "Folha de Goiás", localizada na movimentada Avenida Anhanguera, no coração do Centro da cidade.

Embora a TV Goiânia tivesse um alcance que abrangia aproximadamente 65 cidades, de acordo com anúncios nas listas telefônicas da época, suas transmissões na própria capital muitas vezes eram instáveis, com as imagens chegando com irregularidades. Apesar desse desafio técnico, a emissora se esforçava para oferecer programação local, ao mesmo tempo em que retransmitia a programação nacional da Rede Tupi.

A TV Goiânia desempenhou um papel importante na vida dos goianienses, proporcionando entretenimento, informação e conectando a população com o restante do país por meio das ondas da televisão. No entanto, em 1980, a emissora encerrou suas atividades junto com o fechamento da Rede Tupi, marcando o fim de uma era na história da televisão goiana.

Legado

O legado dessas primeiras transmissões de TV no Brasil e em Goiás é notável. A introdução da televisão moldou a cultura do país, influenciou o comportamento das pessoas e teve um impacto significativo na indústria do entretenimento. Além disso, a TV desempenhou um papel importante na disseminação de informações, na educação e na formação de opinião pública.


		O nascimento da televisão brasileira: Um marco histórico na comunicação e cultura do país
Fernando Keller

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Atualmente, o legado dessas primeiras transmissões de TV pode ser observado na proliferação de canais de televisão, na diversidade de programação oferecida e na constante evolução da tecnologia televisiva. A televisão continua a ser uma importante fonte de entretenimento e informação para milhões de brasileiros, embora tenha que competir com novas formas de mídia, como streaming online e mídias sociais.

Além disso, a TV exerce um papel fundamental na cobertura jornalística, na transmissão de eventos ao vivo, na promoção da cultura e no fortalecimento da identidade regional. Através da TV, as pessoas têm acesso a uma ampla gama de conteúdos e têm a oportunidade de se conectar com diferentes realidades e perspectivas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias