Home / Brasil

BRASIL

Novo ciclone causa estragos e mata uma pessoa no Sul do país

Pelo menos 790 mil pessoas ficaram sem energia elétric ano RS, ciclone se move para o sudeste

Secom/Prefeitura de Doutor Maurício Cardoso (RS) Secom/Prefeitura de Doutor Maurício Cardoso (RS)

O ciclone exrtratropical que se formou no Sul do país deixou estragos em várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná desde a noite de quarta-feira, 12. A Defesa Civil do RS informou que pelo menos 47 cidades contabilizaram prejuízos. Um idoso morreu dentro de casa, após ser atingido pela queda de uma árvore, na cidade de Rio Grande.

O fenômeno, que avança para a região Sudeste, deixou cerca de 790 mil gaúchos sem energia elétrica. Aulas foram canceladas em escolas e universidades e 11 rodovias estão com algum tipo de bloqueio.

Em Santa Catarina, os ventos chegaram a 146 km/h e destelhou postos de combustíveis e casas. Na cidade de Chapecó, um carro foi atingido por uma árvore, o motorista saiu ileso. Em Faxinal do Guedes, uma placa metálica voou, atingiu a fiação elétrica e foi parar no meio da rua.

No Paraná, a capital Curitiba registrou danos decorrentes dos ventos de 63 km/h. A forte chuva destruiu uma parte da edificação do hangar de um aeroporto da cidade, ninguém se feriu. Ao longo da cidade, houve queda de árvores e postes, além de rompimento na fiação elétrica. Carros foram esmagados pelas árvores que caíram.

Em São Paulo também houve alguns danos, placas de dois prédios da capital paulista caíram e caíram em ruas e em um campo de futebol. Houve também queda de árvores e destelhamento de casas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está se formando logo atrás do ciclone, que já se moveu para o mar, e agora as temperaturas devem cair bastante nesta quinta-feira, 13, com mínimas que podem chegar perto de 0ºC.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias