Home / Brasil

BRASIL

Lula vai à Bélgica para cúpula entre Celac e União Europeia

Presidente levará propostas de cooperação nas áreas ambiental, energética e de defesa, além de discutir acordo de livre-comércio com bloco europeu

Imagem ilustrativa da imagem Lula vai à Bélgica para cúpula entre Celac e União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja na noite deste sábado (15) rumo a Bruxelas, na Bélgica, onde vai participar do Encontro da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.

No total, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países integrantes dos blocos são aguardados para o evento, que acontecerá oficialmente nos dias 17 e 18. A delegação brasileira levará à cúpula propostas de incentivo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

Embora não esteja entre os principais temas da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, as negociações para finalização do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul podem ser assunto das conversas.

Segundo o Itamaraty, Lula levará ao evento o posicionamento brasileiro em relação às últimas demandas do bloco europeu para aprovar a assinatura do tratado – que incluem, entre outras coisas, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

Embora ainda não esteja totalmente definida, a agenda do presidente Lula prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus.

O chefe do governo brasileiro terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Também já foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias