Home / Brasil

BRASIL

Luciano Hang e Havan são condenados a pagar R$ 85 mi por intimidar funcionários a votar em Bolsonaro

Hang classificou a decisão como absurda e ideológica.

Reprodução Reprodução

O dono da Havan, Luciano Hang foi condenado a pagar mais de R$ 85 milhões por aliciar os seus funcionários para votar em Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018. A decisão foi do juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, que condenou não apenas o proprietário da rede, mas as lojas Havan.

A decisão foi tomada após a análise de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o empresário, a qual afirma que Hang obrigou os funcionários a participarem de campanhas feitas dentro do estabelecimento, com ameaças de fechar as lojas e demitir os colaboradores.

Segundo as informações divulgadas, o dono da Havan, ameaçou fechar as lojas e demitir funcionários em caso de uma vitória do então candidato do PT e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ação mostra também que os empregados da rede de lojas foram obrigados a responder questionários e informar em qual candidato votaria no pleito.

Os procuradores afirmam na ação que tanto as lojas como o empresário fizeram valer a sua condição de empregadores, com intuito de impor a sua opinião política em respeito aos candidatos daquele pleito. E aproveitaram para intimidar os colaboradores e fazer com que eles respondessem pesquisas eleitorais dentro da empresa sem qualquer amparo da lei.

O empresário e dono da rede, Luciano Hang, divulgou uma nota na qual diz que a decisão e pena aplicada a ele é descabida e ideológica.

“É um total absurdo, Na época dos acontecimentos foram feitas diversas pericias nomeadas pelas própria Justiça do Trabalho e nada ficou comprovado, não houve irregularidades. O juiz deveria seguir as provas, o que não fez, seguiu sua própria ideologia. Mais uma vez o empresário sendo colocado como bandido”, disse Hang.

Ainda há recurso da decisão do magistrado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias