Home / Brasil

BRASIL

Geminídeas: chuva de meteoros poderá ser vista no céu de Goiás

Astrônomos indicam que a chuva de 'estrelas cadentes', poderá ser vista a olho nu

- Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

A principal chuva de meteoros do ano, conhecida como Geminídeas acontecerá nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/12). Entre às 22h e 23h, o fenômeno poderá ser visto no céu de Goiás, a olho nu. Especialistas afirmam, que as condições climáticas, com a lua em fase Nova, com pouca luminosidade, favorecerá a visualização das 'estrelas cadentes', como são consideradas pela população.

Manuel Júnior, Físico e Mestre em Ensino da Astronomia, lotado no Planetário Juan Bernardino Marques Barrio do Instituto de Estudos Sócios Ambientais (UFG), conta que a chuva de meteoros Geminídeas, acontece uma vez por ano, no mês de dezembro, recebendo este nome por acontecer em direção a constelação de Gêmeos. "Isso acontece porque normalmente a Terra, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço. Ao cruzar essa região, os detritos do asteroide entram na atmosfera da Terra”

Para assistir a essa chuva de 'estrelas cadentes', é necessário estar em céu aberto sem a poluição de luzes artificiais. De preferência na zona rural, longe das regiões metropolitanas, em condições de clima estável, céu limpo, sem nuvens. A chuva de meteoros começará por volta das 22h e 23h e se estende por toda madrugada. O momento de melhor visualização é próximo do amanhecer.

O diretor da Instituição de Astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, considera: “As Geminídeas é uma boa chuva, é uma chuva bem expressiva. Tem gente que diz que são 120 meteoros por hora, mas isso só nas condições mais que ideais, de uma pessoa num céu absolutamente escuro, sem nenhuma poluição luminosa, sem nuvens. Então, na prática, a gente vai poder observar em torno de 10 a 15 meteoros por hora."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias