Home / Brasil

OceanGate

Destroços localizados próximos ao Titanic indicam que pertencem submarino desaparecido

Guarda Costeira realizará uma coletiva de imprensa na tarde de hoje

A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou hoje que destroços foram descobertos em uma área de busca durante uma expedição realizada no Titanic. Os destroços foram localizados por uma das sondas que está envolvida na operação de busca pelo submarino desaparecido.

"Uma área de destroços foi descoberto dentro da área de busca por um perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações". Guarda Costeira dos Estados Unidos

Veículos operados remotamente (ROVs) capazes de operar em grandes profundidades estão sendo utilizados para explorar o fundo do mar na busca por Titã. No entanto, realizar essa busca exigirá um tempo ainda mais precioso.

O professor Blair Thornton, especialista em autonomia marinha da Universidade de Southampton, explicou-me que, para pesquisar uma área quadrada de 1 km com um ROV, é necessário traçar várias linhas paralelas, aproximadamente 30 ou mais, caso estejam sendo utilizadas câmeras e sonar.

"Normalmente, um ROV se deslocaria a uma velocidade semelhante à de uma caminhada humana, o que significa que levaria de 5 a 10 horas para escanear toda a área."

No entanto, em vez de seguir um caminho pré-determinado, a operação real responderia a qualquer sinal captado pelo ROV que parecesse ser um submersível em potencial, enviando o veículo para inspecioná-lo.

O professor Thornton ressalta que, se um veículo robótico fosse enviado com uma linha para recuperar o submersível, isso também seria uma "operação difícil".

"O navio precisaria garantir que o cabo não se enroscasse no umbilical principal, que é o cabo que conecta e fornece energia ao ROV a partir do navio."

"Além disso, se a área de busca estiver entre os destroços do Titanic", acrescentou o professor Thornton, "manusear o cabo para evitar emaranhamentos também complicaria as operações."

Sidonie Nargeolet, de 39 anos, filha do oceanógrafo Henri Nargeolet, um dos cinco exploradores desaparecidos, compartilhou recentemente suas esperanças pelo resgate de seu pai. Em uma entrevista à Reuters, ela expressou que, apesar do estresse e das emoções confusas que tem enfrentado, sente consolo ao saber que seu pai está no lugar que mais amava.

A busca pelo submarino entrou em uma fase crítica, com a expectativa de que o oxigênio disponível chegasse ao fim nesta manhã, intensificando ainda mais a angústia de Sidonie e de todos os envolvidos na operação de resgate. No entanto, mesmo diante dessa situação delicada, ela mantém a esperança de que seu pai e os demais exploradores sejam encontrados com vida.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias