Home / Brasil

BRASIL

Criança morre após ser infectada em Hotel pela "ameba comedora de cérebro"

Família enfrentou uma longa batalha em busca do diagnóstico correto

A vítima foi infectada pela amoeba na piscina do hotel A vítima foi infectada pela ameba na piscina do hotel

Stefanía Villamizar González, de 10 anos, morreu infectada por uma ameba comedora de cérebro, após mergulhar em uma piscina no hotel em que a família estava hospedada na Colômbia.

Os sintomas começaram a aparecer dois dias após o mergulho, o primeiro diagnóstico foi uma simples infecção dos ouvidos. Mas ao longo dos meses o estado de saúde da criança só se agravava e a família retornou aos hospitais diversas vezes.

A luta pela vida teve fim no dia, 24 de julho, quando a criança veio a óbito. A família ainda buscava a causa do sofrimento da menina, dentre tantos diagnósticos de infecção, meningite dentre outros em nenhum deles a família considerou o correto.

O diagnóstico só teve o seu desfecho correto após o Instituto Nacional de Saúde da Colômbia concluir que Stefanía morreu por uma encefalite, provocada pela ameba conhecida como “comedora de cérebros”.

A Naegleria fowleri realiza a infecção quando a água que contém a ameba entra no corpo pelo nariz.

Quando a ameba sobe pelo nariz até o cérebro, ela destrói o tecido cerebral e causa uma infecção chamada meningoencefalite amebiana primária (MAP), que geralmente é fatal. A taxa de mortalidade relatada pela agência dos Estados Unidos é superior a 97%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias