Home / Brasil

Partido

Caiado defende expulsão de Luciano Bivar em reunião do União Brasil

Legenda se reuniu em Brasília para tratar de volta do União Brasil à normalidade; Luciano Bivar terá prazo para se defender

Durante a reunião da executiva nacional do União Brasil, em Brasília, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB-GO), endossou a decisão de abrir processo de expulsão contra o deputado federal Luciano Bivar (UB-PE).


		Caiado defende expulsão de Luciano Bivar em reunião do União Brasil
Ronaldo Caiado defende que o União Brasil volte a ser legenda que respeita o que é deliberado pela maioria e não legenda de um só indivíduo. Divulgação


O político não compareceu à reunião, permanecendo em Recife, Pernambuco, onde reside.

A reunião - que contou com a presença de outros governadores, deputados, senadores e prefeitos do partido - aprovou por unanimidade o recebimento de denúncia contra Bivar, que atualmente ocupa a presidência da sigla.

Com a decisão, foi dado início ao processo de expulsão de Bivar.

Ao tentar manter o partido sob seu controle, Bivar tem protagonizado uma série de crises internas.

Ameaças e suspeitas de crimes violentos têm rondado a legenda, que é tributária da direita brasileira e sempre teve compostura ao se posicionar na política brasileira, respeitando os direcionamentos internos.

O União Brasil é originário da junção do DEM com o PSL, partido que teve inicialmente um grupo de deputados bolsonaristas e que rompeu com o ex-presidente.

Bivar é desta ala do antigo PSL, que ao romper com Bolsonaro no passado perdeu força dentro da legenda. Não é do grupo mais sólido que acompanha a estrutura do DEM, considerada a legenda 'mãe' da centro-direita nacional - no passado, PDS e PFL estiveram na árvore genealógica da sigla.

Caiado é líder há 30 anos da direita que consolidou o DEM na última década - primeiro no Congresso Nacional e depois como governador de Goiás.

Sob o comando de Bivar, a legenda chegou a fazer algo impensável na história do DEM: se aliar ao governo Lula.

Durante a reunião, Caiado enfatizou: o União Brasil precisa recuperar sua "normalidade" representativa.

Para Caiado, a conduta de Bivar não condiz com o cargo e demonstra uma tentativa de impor sua vontade pessoal acima das decisões partidárias.

Caiado deixou claro: o partido não pertence a ninguém individualmente. Para ele, os órgãos competentes têm o dever de garantir a autonomia dos partidos políticos dentro da democracia.

O governador considera a situação sem precedentes. Caiado acredita que as autoridades - inclusive o Poder Judiciário - devem intervir para assegurar o exercício saudável do partidarismo dentro do União Brasil.

Ele destacou sua própria trajetória de respeito aos resultados eleitorais e participação nos debates políticos, o que contrastaria com a postura de Bivar.

Bivar é deputado federal por Pernambuco. Ele enfrenta acusações de isolamento dentro do partido, além de protagonizar conflitos com o novo comando da legenda, liderado pelo advogado e empresário Antônio Rueda.

A situação atingiu seu ápice quando o conflito interno se tornou questão investigada pela Polícia, com acusações de ameaças de morte e suspeitas de incêndio criminoso.

Segundo o União Brasil, o processo de expulsão seguirá tramitação interna. Prazos para manifestações e defesa por parte de Bivar serão concedidos nos próximos dias. A decisão final sairá dentro de até 60 dias.

O DM tentou contato com Bivar, para seu exercício do contraditório, mas não obteve retorno até a publicação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias