Home / Brasil

BRASIL

Brasileiros que saíram de Gaza enfrentam ameaças no Brasil após fugirem da guerra

Hasan Rabee e sua família buscam proteção no país após sofrerem xenofobia e campanhas de ódio nas redes sociais

(FOTO: REPRODUÇÃO) (FOTO: REPRODUÇÃO)

Um grupo de 32 brasileiros que viviam como refugiados na Faixa de Gaza conseguiu retornar ao Brasil na última segunda-feira (13), fugindo da violência do conflito no Oriente Médio. Porém, ao chegarem em solo brasileiro, eles não encontraram a paz que esperavam.

Hasan Rabee, um dos líderes da comunidade brasileira em Gaza, vem sofrendo ameaças e ataques nas redes sociais desde que chegou ao Brasil. Ele relatou ter saído da guerra em busca de segurança para sua família, mas disse que aqui também não consegue ter paz, devido à xenofobia e às ameaças que vem recebendo.

A advogada Talitha Camargo da Fonseca, que presta assistência jurídica a Hasan, solicitou proteção para ele e sua família junto ao Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Isso porque as ameaças contra Hasan nas redes são graves e revelam campanhas de ódio e difamação.

Além disso, Talitha pediu amparo psicológico pelo programa pró-vítima, uma vez que os refugiados chegaram ao Brasil diretamente da guerra em Gaza, onde presenciaram violência, e precisam de apoio para se readaptar.

Hasan ficou conhecido por divulgar vídeos sobre o cotidiano dos brasileiros em Gaza, o que teria motivado os ataques que vem sofrendo.

O governo brasileiro afirmou que condena tanto as manifestações de ódio quanto de antissemitismo ou islamofobia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias